Anais da Grão Fino: Semana de Fotografia
Ano III – Número 1 – Novembro de 2021
ISSN 2675-8989
RESUMO
Apresentamos neste artigo os resultados da primeira etapa do projeto de pesquisa “Acervo Nicolau de Castro: Memória e preservação de 40 anos de fotojornalismo”, que visa digitalizar, catalogar e analisar o acervo fotográfico mantido pelo fotojornalista Nicolau de Castro, que atuou na imprensa de Campina Grande-PB no período de 1973 a 2013. O acervo particular é composto por milhares de fotografias (entre fotos impressas e negativos), incluindo cenas que nunca foram publicadas anteriormente. O foco da pesquisa é estabelecer uma relação entre fotografia e memória, baseada nos conceitos propostos por Kossoy (2017), Boni (2014) e Hoffman (2010). Quanto à metodologia, realizamos uma pesquisa exploratória para identificar e selecionar os negativos considerados prioritários para o início da digitalização e classificá-los por temas. Apesar dos obstáculos impostos pela pandemia, que limitaram a fase de coleta de dados, conseguimos digitalizar e editar 2.669 fotogramas que estavam arquivados no formato de negativos. Entretanto, o recorte representa apenas uma fração do acervo, que demanda a continuidade da pesquisa para digitalizar o material antes que os negativos se deteriorem, além de apontar para a necessidade de coleta de dados complementares para a contextualização do material imagético.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia; memória; digitalização de acervo.
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RESUMO
O artigo examina imagens selecionadas de manifestações públicas chilenas realizadas no espaço-tempo de 2019 e 2020, em comparação com duas imagens da década de 1980. Sob a proposta de um foto ensaio, a seleção de imagens incorpora uma análise contextual de dinâmicas sociopolíticas em que as imagens estão inseridas, de forma a resgatar e assimilar registros históricos e contemporâneos. Desse modo, identifica-se a historicidade de sujeitos, demandas, disputas de narrativas e projetos políticos que atualmente vociferam no Chile; porém, que se enraízam em uma constante luta e combatividade que se contrapõe a aspectos ditatoriais e coloniais, que persistem hodiernos. Em seu fim, obtêm-se como produto um manifesto da fotografia política, enquanto documento e instrumento: de denúncia, disputa, memória e tributo a uma América Latina em chamas.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia; Chile; análise de imagem; América Latina.
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RESUMO
O foto ensaio proposto oferece uma análise fotojornalística sobre o ato de retratar a fome. Para isso, utiliza-se da consideração do impacto visual, reflexivo e sensorial de uma imagem selecionada do fotojornalista Lalo de Almeida, e incorporam-se dois principais pilares de compreensão teórica em torno da fome, engendrando questões de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Em específico, conforme postulado por Josué de Castro (1972), busca- se entender a história da humanidade que se configura em uma história de luta pela obtenção do alimento diário dentro de casa. O segundo, de acordo com Philip McMichael (2013), será a percepção de que os regimes alimentares e tudo aquilo que englobam encontra-se dentro da história geopolítica de um sistema-mundo com intenção de acumulação – o capitalismo.
PALAVRAS-CHAVE: foto ensaio; fome; segurança alimentar e nutricional.
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RESUMO
Há muito, a fotografia documental é utilizada como fonte de conhecimento antropológico, em especial nas pesquisas de Bronisław Malinowski (1922) que marcou os estudos da antropologia moderna. No contexto deste trabalho a fotografia documental assume uma questão de método. Do tempo de vista conceitual o artigo está ancorado nos estudos de interacionismo simbólico, na filosofia social de Georg Simmel (2019) e na sociologia figuracionista de Norbert Elias (2013). A partir desse contexto teórico-metodológico buscou-se fundir um leque de fotografias do Presídio Regional de Patos-PB, com anotações resultantes da observação participante realizada durante pouco mais de dois anos.
PALAVRAS-CHAVE: foto ensaio; fome; segurança alimentar e nutricional.
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RESUMO
A fotografia relaciona-se ao contexto familiar e doméstico desde o surgimento da técnica fotográfica no século XIX. Durante muito tempo essas imagens permaneceram restritas a esse ambiente privado. No entanto, no cenário contemporâneo, as fotografias provenientes de arquivos e álbuns familiares passaram a integrar também o trabalho de artistas visuais, as coleções de museus e, mais recentemente, as páginas de fotolivros. No presente texto, sugere-se que a presença de fotografias de família em fotolivros se desvincula da ideia de álbum e se aproxima da noção de atlas. Para fundamentar essa reflexão, considera-se a publicação Betty e Eu (2020), de Eliane Heuser.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia de família; álbum; fotolivro; atlas; imaginação.
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RESUMO
O artigo discute o papel da fotografia e sua contribuição na construção da memória, debate e reflexão durante o período da pandemia da Covid-19 no Brasil, analisando uma amostra de fotografias publicadas no perfil @covidphotobrazil no Instagram. Foram analisadas duas imagens fotojornalíisticas, de autoria de Paulo Paiva (Recife-PE) e Raphael Alves (Manaus-AM) publicadas em maio de 2020. A partir do estudo, pode-se concluir que o fotojornalismo permite que diversas histórias possam ser contadas, estimulando a reflexão crítica sobre a realidade social e contribuindo para a formação de opinião e geração da memória para a história.
PALAVRAS-CHAVE: fotojornalismo; memória; pandemia; covid-19.
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RESUMO
O presente trabalho objetiva analisar a fotografia como um mecanismo persuasivo para a publicidade. Para entender como isso é possível, analisamos campanhas publicitárias da marca Avon, em um recorte temporal (2012 e 2021) e como, por meio de técnicas e conceitos fotográficos, ela divulga em seus anúncios e campanhas modelos reais, fugindo de estereótipos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa exploratória por meio de levantamento bibliográfico. Exploramos o processo evolutivo da fotografia e sua inserção no mercado para compor um anúncio. Os resultados deste trabalho oportunizaram a percepção de que as técnicas utilizadas para composição da imagem fotográfica persuadem o novo modelo de consumidor da Avon.
PALAVRAS-CHAVE: persuasão; fotografia; posicionamento; estereótipos; Avon.
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RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção de um projeto de autorretrato feminino. Considera-se que estudar o processo criativo de um projeto fotográfico é importante para compreender a dimensão da poética visual da proposta a partir da demonstração de cada etapa da produção do projeto: geração da ideia, pesquisa teórica, experimentação, curadoria, edição e escrita do projeto.
PALAVRAS-CHAVE: persuasão; fotografia; posicionamento; estereótipos; Avon.
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RESUMO
Este relato de experiência versa sobre a utilização da colagem digital como recurso para a criação de conteúdos para a página do Instagram do Campina Cultural, projeto de extensão que objetiva estimular à diversidade cultural presente na Região Geográfica Imediata de Campina Grande, bem como promover a democratização e a inclusão de grupos e/ou indivíduos historicamente invisibilizados, através do jornalismo cultural. Ciente da potencialidade criativa da colagem digital, a equipe extensionista optou pela elaboração de conteúdos de homenagens a pessoas vivas e in memorian, a instituições e a cidades. Como resultado, tem-se apreendido diferentes formas de compreensão e expressão da realidade, através desta técnica que agrega a hibridação, a mistura, as mesclas sensórias, empregando várias possibilidades expressivas visuais.
PALAVRAS-CHAVE: fotomontagem; jornalismo cultural; Instagram; produção de conteúdo.
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RESUMO
Este relato explana uma experiência realizada com alunos de duas turmas da Disciplina de Projeto de Arquitetura I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIFACISA. Diante da mudança do ensino presencial para o remoto, ocasionada pela pandemia do Novo Coronavírus, os registros fotográficos das atividades feitas na disciplina precisaram ser realizados pelos próprios alunos, assim havendo a necessidade de uma orientação quanto à forma de registrar, valorizando, ao máximo, o produto entregue. Tais experiências foram apenas uma tentativa inicial para novas práticas nas aulas remotas e os resultados foram bastante satisfatórios, levando em conta o momento atípico.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia; arquitetura; pandemia; ensino; maquete.
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RESUMO
Há quem pense que o Arte/Educador enquanto uma pessoa graduada, especialista em uma linguagem artística após seu curso universitário, esteja livre das pesquisas e descobertas dentro do sistema educacional público; há uma ideia cerceadora em que pese algumas pessoas que não se tem a necessidade de um estudo constante da prática docente. Pelo contrário. Ao passo que ele entra em sala de aula a sua prática atrelada à reflexão constante, que essas podem advir sobre o revisitar as fotografias tiradas no processo das atividades discentes, devem se conformar em uma unicidade para que se torne uma práxis, tal como diria Paulo Freire (1987). Face a essa problemática e diante de um sistema em que à disciplina de Arte lhes restam 45 minutos por semana, a presente pesquisa anseia por salientar sobre a importância das fotografias tiradas pelos estudantes e pelo próprio educador durante as aulas, transformando-as em memórias a serem rememoradas, refletidas e até mesmo impulsionadoras para novas criações pedagógicas e descobertas. A metodologia utilizada é bibliográfica e de campo, com fotos agrupadas pelo pesquisador durante alguns anos de seu exercício como professor. Memórias e práxis são trazidas em pauta como componentes motivacionais e imprescindíveis ao ato de ensinar e pesquisar Arte, evidenciando que mais do que presenças perpetuadas em papéis ou aparelhos fotográficos, tais consolidações mnemônicas são balizadores para conformações didáticas e novas propostas.
PALAVRAS-CHAVE: fotografias; arte/educação; memórias; práxis docente.
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RESUMO
Este é um relato da experiência de um ensaio fotográfico feito com a técnica de flash de segunda cortina, elaborado para a captura de estados corporais em dança. Trata-se de um processo estético dotado de demandas específicas nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção. O resultado são imagens que têm, ao mesmo tempo, o congelamento do instante característico da fotografia com flash, aliado ao registro do movimento em rastros proporcionado pela longa abertura do obturador.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia; dança; flash de segunda cortina; estética.
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RESUMO
No período da pandemia foi preciso encontrar novos caminhos para o ensino e a aprendizagem da fotografia, quanto à teoria e prática. Este texto tem por objetivo relatar a experiência da disciplina Temas Selecionados em Fotografia, ofertada aos alunos de Comunicação Social da UESC, em 2020. Tem como referencial teórico as ideias de Araujo (2013), Barros (2017), Buitoni (2011), Fontcuberta (2014), Freire (1967; 1987), Silva Junior (2021), Sontag (2004), Sousa (2004) e Wanderlei (2018). As aulas foram desenvolvidas pela internet, através de plataformas virtuais, para encontros síncronos e disponibilização de material didático. Resultou numa experiência de compartilhar o cotidiano e os sentimentos durante a pandemia através da fotografia.
PALAVRAS-CHAVE: educação; ensino remoto; experiência; fotografia; pandemia.
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A sociedade oculocêntrica recorre em excesso ao visual para comunicar, educar e produzir arte. Porém, ao retirarmos as imagens, o que seria revelado? Este texto propõe uma expansão sobre o ver e uma reflexão a partir do conceito de interdependência, para isto busca compartilhar um ensaio teórico e técnico sobre inclusão e acessibilidade no Projeto de exposição fotográfica Déco em Movimento, principalmente junto as pessoas não videntes e baixa visão. O referencial teórico atravessa questões propostas por Didi-Huberman (2010), Derrida (2012), Alves (2015), entre outros.
PALAVRAS-CHAVE: inclusão; acessibilidade; fotografia; não vidência; baixa visão.
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RESUMO
O presente artigo apresenta um relato de experiência das etapas que culminaram com a realização da exposição “O que você quer ser quando crescer?” promovida no município de Patos (PB). A produção estruturou-se, resumidamente, em dois processos: execução de oficina de fotografia para crianças e adolescentes da comunidade Jardim Redenção (Patos-PB) através do Projeto Municipal “Arte no Bairro”; e a realização de exposição fotográfica no Centro de Cultura Amaury de Carvalho (Patos-PB) por meio de recursos obtidos através da Lei Aldir Blanc. Quanto às metodologias desenvolvidas na oficina, destaca-se a participação das crianças e adolescentes em atividades lúdicas, de planejamento, produção, curadoria e montagem fotográfica. Neste sentido, propõe-se uma reflexão acerca da relevância dos usuários das tecnologias fotográficas participarem de maneira crítica e ativa dos processos de produção de imagens a fim de se compreenderem como atores dessas práticas e reforçarem suas identidades culturais.
PALAVRAS-CHAVE: inclusão; acessibilidade; fotografia; não vidência; baixa visão.
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