Grão Fino: Semana de Fotografia

II Grão Fino: Semana de Fotografia

Tema: “Fotografia e resistência”

 

De 30 de outubro a 01 de novembro de 2019

PALESTRANTES 2019

Evandro Teixeira

Um dos nomes mais importantes do Fotojornalismo brasileiro, Evandro Teixeira ingressou no Jornal do Brasil em 1963, onde durante 47 anos. Extremamente versátil, destacou-se em diversos campos da cobertura jornalística, desde os temas políticos até a fotografia de esporte. Entre os momentos marcantes de sua carreira figuram a cobertura da chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973; assim como a cobertura de diversos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. É autor dos livros: Fotojornalismo (1983); Canudos 100 anos (1997); e 68 destinos: Passeata dos 100 mil (2008), sobre integrantes da celebrada manifestação de protesto à Ditadura Militar, que Evandro fotografou quatro décadas mais tarde.

Paulo César Boni

UEL – Londrina/PR
Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1981. Mestre em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo (IMES) em 1992. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) em 2000. Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) em 2015. Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina desde 1982, sendo Professor Associado desde 2006. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico (UEL) de 1996 a 2015. Editor da revista Discursos Fotográficos de 2003 a 2013. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Fotografia da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) de 2013 a 2016. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e História, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) desde 2006. Avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC desde 2009. Vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2013/2014. Agraciado com o Prêmio José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional em 2017. Criador da proposta metodológica do uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória. Experiência como jornalista, fotógrafo, professor e pesquisador. Áreas de pesquisa e atuação mais constantes: fotografia, fotografia e memória, fotojornalismo, fotodocumentarismo e história de Londrina e região Norte do Paraná.

Paulo Matias

UFCG
Possui Graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999); Mestrado em Ciências da Sociedade pela mesma Instituição (2002); e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP (2016). É professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande – PB, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. Tem experiência nas seguintes áreas: Comunicação, historiografia do jornalismo (com ênfase em fotojornalismo), fotografia e arte sequencial. Pesquisa a fotografia como documento histórico e social, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia e história, iconologia e atuação de fotojornalistas. No âmbito da arte sequencial, pesquisa o percurso histórico da fotonovela, a evolução das linguagens presentes neste meio de comunicação e as suas manifestações contemporâneas.

Leandro Costa

UFPE
Artista visual, fotógrafo, professor e pesquisador. Mestre em História, Teoria e Processos de Criação do Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais da UFPE/UFPB. Investiga as possibilidades e fronteiras da fotografia no cenário contemporâneo. Possui graduação em Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, e especialização em História da Arte e Processos Criativos.

Frequentou os cursos livres na EAV Parque Lage, RJ, entre 2005 e 2009. Em 2006 residiu uma temporada nos EUA. Em 2008 ingressou no Ateliê Mundo Novo de Charles Watson e participou dos International Dynamic Encounters – Rio de Janeiro e São Paulo. Seus trabalhos foram representados pelas galerias Largo das Artes (RJ, 2010 a 2012) e Martha Pagy Escritório de Arte (RJ, 2012 a 2015). Atualmente trabalha com a Arte Plural Galeria (PE).

Everton David

UFPB
Artista visual, jornalista e mestre em comunicação pela UFPB. Fundamenta sua pesquisa poética entre corpo, memória e afetividades. As complexas relações socioafetivas na contemporaneidade são constantemente metaforizadas em seus trabalhos, cujo fio condutor e interesse são estabelecidos por uma iconografia sentimental. Suas obras foram exibidas nas mostras individuais Curadores: circuitos ativos 100mg – Sesc Cabo Branco, João Pessoa-PB e Pegou Amor – Centro Cultural Banco do Nordeste, Juazeiro do Norte-CE 2019; Sousa-PB 2018 e Usina Cultural Energisa, João Pessoa-PB 2017e nas mostras coletivas Corpografias Expostas – Fundação Espaço Cultural, João Pessoa-PB 2018; Entre a Insônia e o Pesadelo – Galeria Irene Medeiros, Campina Grande-PB 2015, além de receber o prêmio aquisição no Salão de Artes Visuais do Sesc-PB em 2016.

Luciana Urtiga

ALPB
Bacharel em Arte e Mídia pela UFCG (2010). Expôs individualmente no Salão da Fotografia Consigo em São Paulo, Museu Assis Chateaubriand em Campina Grande e duas vezes no Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa. Coletivamente, expôs em Campina Grande, Sousa, João Pessoa, Areia e São Paulo (Sony Photography Awards). Ganhou em 2015 o prêmio mObgraphia na categoria “Artes Visuais” (São Paulo) e em 2014 o prêmio incentivo do Salão de Artes Visuais do SESC (Paraíba). Tem trabalhos publicados no livro “Contemporary Portraits” (IndexBook, Espanha, 2014) e no livro didático para ensino fundamental “Se liga na Arte” (Editora Moderna, Brasil, 2019).

Rennan Peixe

SEDUC/PE
Nascido 1989, Rennan Mendes dos Santos, conhecido como Rennan Peixe, tem papel significativo nos espaços de cultura popular do cenário pernambucano. Jovem negro periférico, praticante da religião de matriz africana, cujo trabalho permeia construções narrativas visuais que afirmam a identidade negra no deslocamento dos corpos, hora colocados em situação de subalternos em sua religiosidade na diáspora do cotidiano.

Compreendendo a fotografia como um discurso visual e registro documental, o fotógrafo realizou algumas exposições coletivas em espaços periféricos e nas articulações que democratizam o acesso, tais como: Canto das Memórias do Mestre Zé Negão/2016; Quilombo Cultural Coco do Catucá/2016; CIRKULA (UFPE) – 2017/2018; fotos publicadas no caderno de cultura do Diário de Pernambuco; assinatura da capa e matéria principal da Revista Continente de Fevereiro de 2019 intitulada “Cultura que se Renova”; exposição individual “Expressões de Negritude” a convite da Secretaria de Cultura de Camaragibe –PE; fotografou a capa do CD “Ogun Iê” do Grupo Bongar da Nação Xambá; fez parte da vivência do Grupo Bongar em Cuba como Fotógrafo; foi professor de Fotografia pelo Programa do PRONATEC/ IFPE das disciplinas de Técnicas Fotográficas, Roteiro e Produção Audiovisual; foi professor tutor virtual do curso de Licenciatura em Artes Visuais com Ênfase em Digitais e atualmente é professor da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco onde desenvolve atividades relacionadas ao cinema e a fotografia. Atuou como diretor de fotografia dos curtas: CRUA (Vencedor de Melhor Filme na categoria Júri Popular do Recifest); Filmando em Terra de Reis (Cultura FIC – 2016/2017); Negão Bem Preto (Edital Curta Afirmativo MINC – BR).

Wagner Pina

UFMG
Wagner Pina é Pernambucano/Paraibano, fotógrafo, diretor, multiartista, graduado em Licenciatura em Letras e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ambos pela Universidade Estadual da Paraíba e especialista em Gestão e Produção Cultural pela Universidade Federal de Campina Grande, atualmente mestrando em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES/POEX) – Código de Financiamento 001.

Trabalha nas artes visuais com exploração do cotidiano, sexualidade, gênero, tecnologia e causas sociais. Sua poética aborda visibilidade e política para minorias e registros históricos em um dado recorte temporal. Com exposições individuais com Fetiche por Wagner Pina, EU S2 CG/PB, TransLuz – Outras Expressões femininas e diversas participações em coletivas.

Atua também como fotógrafo freelance para agências de publicidade e propaganda. No cinema trabalha com still e roteiro e em 2012 lançou seu primeiro curta metragem como diretor chamado “30 Segundos”. Dirigiu programas de sucesso em Campina Grande como Campina Imóveis, Saúde em Dias e Degustando Conversas que foram transmitidos na filiada local do SBT. Já teve fotos publicadas em Jornais como Folha de São Paulo e Jornal Nacional e revistas de fotografia e artes como Woof Magazine, Sanatório Geral e Blecaute.

Beatriz Leite

UEPB

Hugo Guilherme

PPGDesign-UFCG
Fotógrafo publicitário especialista em fotografia de estúdio, gastronomia e produto. Possui graduação em Design Gráfico (iDEZ/PB), especialização em Fotografia (UNIARA/SP) e atualmente é mestrando do PPG em Design da UFCG. Além da produção de imagens, ministra cursos livres e workshops sobre técnicas fotográficas, direção, cores e iluminação. Site oficial: hugoguilherme.com

Anna Portinari

Recordare
– Formação em psicologia.
Há 7 anos estudando, trabalhando e vivendo de fotografia.

Suelaine Lucena

Beluga Fotografia
Suelaine Lucena possui graduação em Arte e Mídia pela UFCG e mestrado em Artes Visuais pela UFPB. Na área acadêmica, desenvolve pesquisas relacionadas à Fotografia, visando suas abordagens no campo da Arte e suas possíveis relações com a Arte Sequencial. Atua como fotógrafa de partos há quatro anos, desenvolvendo um trabalho que se conecta aos movimentos que incentivam o protagonismo da mulher e do bebê no momento do parto/nascimento.

Sóstenes Lopes

UFCG
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (1997). Com experiência nas áreas de Fotografia Publicitária, Direção de Arte, Internet e Mídia e Ilustração atuando nos Mercados da Paraíba e Pernambuco(1993 a 2006). Leciona no ensino superior desde 2001, atuando em Instituições Privadas e Públicas nas áreas de Novas tecnologias, Fotografia e Direção de Arte e atualmente é professor T-20 da graduação em Arte e Mídia da UFCG (2009). Mantém trabalho autoral de fotografia Fine Art para Banco de Imagem e Ilustração do tipo Grafismo Brasileiro, hibridização entre arte gráfica e recorte da arte indígena brasileira tendo como suporte a pele humana ( tatuagem).