Grão Fino: Semana de Fotografia

Anais da Grão Fino: Semana de Fotografia

Ano I – Número 1 – Novembro de 2019

ISSN 2675-8989

Apresentação

Em sua segunda edição, a “Grão Fino: Semana de Fotografia”, deu início a modalidade Grupos de Trabalho. Com o objetivo de fortalecer as pesquisas no campo da fotografia, o evento recebeu artigos contemplados em três eixos temáticos: GT 01 – Fotografia documental, memória e fotojornalismo; GT 02 – Fotografia contemporânea; e GT 03 – Fotografia, educação e acessibilidade. Estes três eixos estão diretamente relacionados às Linhas de Pesquisa trabalhadas no Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), realizador da Grão Fino. O GPDF integra pesquisadores da área de fotografia vinculados aos cursos de Jornalismo (UEPB) e Arte e Mídia (UFCG). A Edição 2019 da Grão Fino contou com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESP-PB.

Os trabalhos apresentados e publicados aqui versam sobre temas como trajetórias fotográficas, etnocentrismo das produções fotográficas e cinematográficas, memória afetiva nas fotografias, práticas de fotografia com a temática vida saudável, fotografia de casamentos LGBTQIA+, dupla exposição e fotomontagem em retratos de pessoas, processos criativos, fotografia em prol da acessibilidade,  fotografia contemporânea na Paraíba e com linguagens híbridas. Para ter acesso ao texto completo basta clicar no ícone de download para baixar o arquivo.

A Grão Fino Semana de Fotografia é um evento acadêmico que visa promover atividades de pesquisa e extensão na área de fotografia, agregando pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do campo da Comunicação e das Artes Visuais. A “Grão Fino” é uma realização conjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (DECOM/UEPB) e da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UAAMI/UFCG).

Confira a seguir os artigos desta edição:

 

Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia - GPDF

GT 1 - Fotografia documental, MEMÓRIA E FOTOJORNALISMO

Fotografia de Casamentos LGBTQI+: um grito um de resistência e existência

Agda Patrícia Pontes Aquino
Universidade Estadual da Paraíba – UFPB
Universidade Federal da Paraíba – UFPB

RESUMO

Este texto ilustrado trata-se de uma espécie de artigo fotográfico argumentativo, que traz imagens de casamento de casais LGBTQI+ realizadas por mim através de uma campanha nacional coletiva que incentivou pessoas de diversas áreas a colaborarem com a união de pessoas do mesmo sexo. Esse mutirão de serviços foi impulsionado após a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da república, motivado pelo medo que essas pessoas tiveram de ter seus direitos ao matrimônio retrocedidos. No que se refere ao repertório visual, o vocabulário recorrido para os registros dessas cerimônias se mostrou similar aqueles já consagrados para os casais heterossexuais em seus casamentos, mostrando que os casais homoafetivos querem, também, ter direito às mesmas experiências sociais, coletivas e imagéticas.

PALAVRAS-CHAVE: casamento, fotografia, LGBTQI+, Resistência.

Arquivo completo em PDF

Memória Afetiva no Lightroom: O início de um estudo de caso do Fotógrafo Sóstenes Lopes

Bruno Vinelli Nunes de Oliveira Araújo
Robson Xavier da Costa
Universidade Federal da Paraíba – UFPB

RESUMO

O objetivo deste artigo é descrever uma pesquisa de mestrado, que está em andamento, de um Estudo de Caso, como ferramenta de investigação sobre a influência da memória afetiva no tratamento das fotografias por meio de um software de tratamento de imagens, o Adobe Lightroom. Para isso, iniciamos com os autores que definiram os conceitos como punctum e studium (BARTHES), álbum de família (SILVA, 2008) e memórias afetivas (ARNOLD,1960). E o procedimento metodológico será uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso(YIN, 2015) e analisando o discurso por meio da história oral(ALBERTI, 2004) do fotógrafo e professor do departamento de artes da UFCG, Sóstenes Lopes e como utiliza sua memória afetiva como referência na edição de suas fotos de família no Adobe Lightroom.

PALAVRAS-CHAVE: Adobe Lightroom, Estudo de Caso, fotografia, Memória afetiva, Sóstenes Lopes

Arquivo completo em PDF

Por um olhar antropológico: o etnocentrismo das produções fotográficas e cinematográficas

João Pedrosa Wanderley Neto
Eduardo Lima Leite
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

RESUMO

Este artigo corresponde a uma revisão de literatura que trata dos aspectos etnocêntricos que envolveram a arte ao longo do século XX e XXI, em especial a fotografia e o cinema, por meio do entendimento dos conceitos ideológicos difundidos nas sociedades ocidentais no processo de construção do repertório sociocultural dos sujeitos. Para isso, são utilizados autores como Ella Shohat e Robert Stam, Edward Said , Philippe Dubois, Flusser e Laplantine.

PALAVRAS-CHAVE: antropologia; cinema; fotografia; história; multiculturalismo; significação.

Arquivo completo em PDF

GT 2 - Fotografia CONTEMPORÂNEA

Abismos Fotográficos

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega
Karla Rossana Francelino Ribeiro Noronha
Universidade Federal de Paraíba – UFPB

RESUMO

O presente artigo aborda duas séries de fotografias contemporâneas, com seus respectivos processos criativos, realizados na Paraíba. Exibidas ao público pela primeira vez no ano de 2018, fazendo parte da exposição coletiva intitulada Abismos, as séries em questão são: Muros Vazados elaborada por Hélder Nóbrega, primeiro autor desse escrito e Anonymous realizada por Karla Noronha, segunda autora. Assinamos esse artigo juntos, a fim de explanar acerca de nossos processos de criação em fotografia contemporânea. Como aporte teórico trazemos o paradigma construcionista que caracteriza a Pesquisa Baseada na Arte (PBA) por uma investigação de orientação qualitativa, utilizando como estratégia o estudo de caso. Apoiado na Crítica Genética de Cecília Almeida Salles e na Transcriação teorizada por Haroldo de Campos, a investigação denota uma transdisciplinaridade análoga à metodologia da bricolagem. Compreendemos a bricolagem como o reconhecimento da multiplicidade de caminhos investigativos correlatos entre si, ou seja, um rizoma de possibilidades metodológicas, que envolvem nossos processos de criação, em sua aplicabilidade na construção de nossas fotografias contemporâneas.

PALAVRAS-CHAVE: crítica genética, fotografia contemporânea, fotografia paraibana, processos criativos, transcriação

Arquivo completo em PDF

A fotografia contemporânea na Paraíba: o caso da exposição Poéticas Artísticas do IFPB realizada no NAC

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega
Karla Rossana Francelino Ribeiro Noronha
Universidade Federal da Paraíba – UFPB

RESUMO

O presente artigo trata de duas experiências, distintas entre si, com fotografia contemporânea, realizadas pelos autores desse texto, nas quais a importância histórica e cultural do local expositivo influenciou diretamente na elaboração dos seus respectivos processos de criação. No ano de 2018, na exposição fotográfica coletiva intitulada Poéticas Artísticas, expusemos duas séries fotográficas de nossas autorias no Núcleo de Arte Contemporânea – NAC, situado na capital paraibana. Por meio de uma perspectiva construcionista que envolve um estudo de caso apresentamos os processos criativos da série Infinito Particular de autorretratos criada por Karla Noronha primeira autora deste texto, e a série Fome de Hélder Nóbrega, segundo autor desse escrito, que traz em sua composição o liame entre a fotografia e a instalação. Compreendemos o contemporâneo assim como Giorgio Agamben (2009) o define, não apenas pelo âmbito cronológico, mas na posição que tomamos, enquanto artistas, quando enxergamos, por entre as luzes, às sombras provindas do nosso próprio tempo.

PALAVRAS-CHAVE: fotografia contemporânea, Núcleo de Arte Contemporânea – NAC, processo criativo

Arquivo completo em PDF

A fotografia em desassossego: processo híbrido artístico

Cristianne Patrícia Melo Amorim
Thais Samara de Castro Bezerra
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

RESUMO

A fotografia contemporânea se abre cada vez mais para o universo da linguagem híbrida, pois não lhe basta registrar os instantes, mesmo sendo de grande importância no mundo da linguagem visual, das artes e da comunicação em geral. Partindo desse fato e do pensamento, próprio, que a aplicação de hibridismo não se dá de forma gratuita e sim a partir de certa exigência da obra de arte, construí um processo criativo partindo do campo fotográfico que claramente me levava aos intercâmbios, seja entre linguagens ou técnicas. O objetivo era investigar como tais processos de imbricamento ia se dando através do processo criativo, seguindo uma metodologia que comporta a pesquisa e a prática simultaneamente. A temática da obra permeia questionamentos existencialistas e contribuiu nesse processo de investigação entre fotografia e desenho, até à colagem. O resultado foi uma constatação na forma de pensar arte, seguindo um caminho totalmente perceptivo e intuitivo, porém não desvinculado da pesquisa teórica, no qual o próprio hibridismo se configura como uma inquietação da obra.

PALAVRAS-CHAVE: existencialismo, fotografia, hibridismo

Arquivo completo em PDF

Corpos: Dupla Exposição e Fotomontagem em Retratos de Pessoas

Isabel Silveira
Universidade Federal de Paraíba – UFPB

RESUMO

O presente trabalho discorre sobre o uso das técnicas de dupla exposição e fotomontagens aplicadas a retratos de pessoas do cotidiano, priorizando os valores estéticos e criativos da imagem. Isso oferece outra maneira de pensar a narrativa fotográfica, sua significação com os personagens retratados, potencializando a sobreposição de imagens como princípio de montagem. De fato, consideramos como uma técnica antiga, ao tempo que oferece sua modernidade pela infinidade de propostas experimentais que ela propõe.

PALAVRAS-CHAVE: dupla exposição, fotomontagem, estética fotográfica, surrealismo.

Arquivo completo em PDF

Um breve percurso da série fotográfica: da modernidade à arte contemporânea

Paulo Matias de Figueiredo Júnior
Vitor Celso Melo de Faria Junior
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

RESUMO

Apresentamos no Artigo em tela uma trajetória histórica das séries fotográficas, suas características e referenciais artístico-imagéticos da modernidade ao contemporâneo. Para tanto, pontuamos ao longo deste trabalho a crença e os valores ligados à ideia da verdade fotográfica, destacando os paradigmas cientificistas até meados do século XX. A partir do fortalecimento da arte conceitual na década de 70, novas possibilidades de transposição da realidade foram abraçadas, ressignificando os modelos de temporalidade e sequencialidade. Sendo assim, lançamos apontamentos a respeito dos principais paradigmas de representação fotográfica seriada na contemporaneidade, realçando o caráter de hibridização das formas e conteúdos. Este trabalho se configura como uma referência preliminar para aqueles interessados por discussões contemporâneas a respeito das séries fotográficas, ao sublinhar sua importância no trato à temporalidade e suas inferências sobre o social.

PALAVRAS-CHAVE: série fotográfica; temporalidade; tempo decomposto; artistas.

Arquivo completo em PDF

GT 3 - Fotografia, EDUCAÇÃO e acessibilidade

A Fotografia em Prol da Acessibilidade

Bianca Rocha Gouveia
Francineyde Ferreira Pereira
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

RESUMO

Esse trabalho faz um percurso teórico sobre a relação da fotografia no âmbito da educação como meio de propagar e estimular conhecimento e vivências práticas nas instituições de ensino, bem como a possibilidade de ampliar a acessibilidade, em especifico, ao difundir a prática fotográfica para o deficiente visual. Busca-se, ainda, perceber de que maneira o não vidente pode utilizar da multissensorialidade ao explorar estímulos auditivos e táteis na produção, na leitura e na recepção de imagens, utilizando de técnicas que os aproxime da construção imagética presente em suas feituras fotográficas.

PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade, Comunicação, educação, fotografia

Arquivo completo em PDF

Foto, Imagem e Sociedade: Práticas de Início a Fotografia Usando a Temática Vida Saudável

Higor Costa de Brito
Leonardo Pereira Tavares
Luiza Antônia Hipólito Ferreira
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

RESUMO

Estudos voltados para a área de educomunicação, permitem através da fotografia meios de educar e se comunicar, adentrando em uma de suas áreas de intervenção intitulada de “Expressão Através das Artes”. O presente trabalho tem como objetivo expor resultados decorrentes do início da prática fotográfica a partir de conceitos básicos, com a temática vida saudável. Ao longo da pesquisa foram abordados aspectos históricos que fundamentam conceitos básicos da fotografia. Os resultados geraram fotografias que se enquadram na perspectiva de vida saudável, sendo colocado em prática toda teoria abordada, fazendo uma análise das fotos realizadas encaixando-as em planos, iluminação, ISO e ângulo. Diante o estudo, foi possível notar a importância do estudo da fotografia, tanto para o meio histórico quanto para o meio social, pois através da expressão artística fotográfica o profissional ou até mesmo a pessoa que está iniciando suas primeiras práticas fotográficas tem autonomia de passar ao seu receptor uma melhor forma de apreciar seu trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: educomunicação, fotografia, sociedade, vida saudável

Arquivo completo em PDF

Expediente

Corpo editorial:
Agda Patrícia Pontes de Aquino (UEPB/UFPB)
Cristianne Patrícia Melo Amorim (UFCG)
Fabiano Raposo Costa (PPGEM/UFRN)
Paulo Matias de Figueiredo Júnior (UFCG)
Rostand de Albuquerque Melo (UEPB)
Sóstenes Carneiro Lopes (UFCG)
 Periodicidade da publicação: Anual
 GPDF – Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia.
Endereço: Rua Aprígio Veloso, 822, Bloco da UAAMI-Centro de Humanidades – Bairro Universitário – Campina Grande-PB, CEP 58429-900.
Normas para publicação: Clique aqui
Edições anteriores: Essa é a primeira edição.