Grão Fino: Semana de Fotografia

Anais da Grão Fino: Semana de Fotografia

Ano II – Número 1 – Novembro de 2020 

ISSN 2675-8989

Apresentação

 
A “Grão Fino: Semana de Fotografia”, em sua terceira edição, promoveu a segunda rodada de apresentação de artigos acadêmicos nos Grupos de Trabalho. Realizado online por causa da pandemia da Covid-19, o evento contou com a apresentação de 14 textos que abordaram diversos temas da fotografia, divididos entre os três GTs, que foram reformulados, são eles: GT1 – Fotografia documental, memória e fotojornalismo, GT2 – Fotografia Contemporânea e GT3 – Direção de Fotografia.
 
Os trabalhos apresentados e publicados aqui versam sobre temas como bordado e memória em fotografias, fotojornalismo e um olhar além da imagem; percepções temporais e atemporais das imagens técnicas, a fotografia como fonte investigativa em narrativas fílmicas, ‘edição antecipada’ na pauta do fotojornalismo, o regime visual de criação das fotografias contemporâneas, fotografia de arquitetura panóptica, autorretrato na prática artística durante a pandemia, engajamento discente na prática pedagógica da fotografia, direção de fotografia em cenas noturnas, cor e sentido na pintura e no cinema através análises fílmicas, fotografia como diferencial competitivo em telenovelas e a forma fotográfica do filme Roma. Para ter acesso ao texto completo basta clicar no ícone de download para baixar o arquivo.
 
A “Grão Fino: Semana de Fotografia” é um evento acadêmico que visa promover atividades de pesquisa e extensão na área de fotografia, agregando pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do campo da Comunicação e das Artes Visuais. A “Grão Fino” é uma realização conjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (DECOM/UEPB) e da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UAAMI/UFCG). Tanto a realização do evento quanto a proposta da Grão Fino estão relacionados ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF).
 
A Edição 2020 da Grão Fino contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UEPB, através do projeto “Coletivo F8: Site de Fotojornalismo”; Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da UEPB; Centro de Humanidades da UFCG; a Mega Álbum Encadernações Fotográficas; a TV Itararé e a Sicredi Creduni Campina Grande.
 

Confira a seguir os artigos desta edição:

Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia - GPDF

GT 1 - Fotografia documental, MEMÓRIA E FOTOJORNALISMO

A fotografia como fonte investigativa no filme Millennium – os homens que não amavam as mulheres

Kalina Aires Soares
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

RESUMO

A fotografia, enquanto captura bidimensional estática, não raramente está presente em cenas do cinema, porém, quase sempre essa participação se dá como figurante. Este artigo analisa, a partir de pesquisa bibliográfica, seu uso como ferramenta de investigação no longa-metragem Millennium – os homens que não amavam as mulheres (2011), um filme no qual a fotografia é uma personagem coadjuvante, muitas vezes se tornando protagonista na resolução de uma série de crimes.

PALAVRAS-CHAVE: investigação fotográfica; memória; indícios; fotojornalismo.

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Bordando memórias em narrativas familiares de fotógrafos “anônimos”

Isabella Cremer
Luciana Butzke
Roseméri Laurindo
Universidade Regional de Blumenau – FURB-SC

RESUMO

De um curso de bordado em fotografias surgiram expressões afetivas sobre o registro visual de histórias familiares. Na Universidade Regional de Blumenau (FURB), no estado de Santa Catarina, o projeto de extensão Cultura e Vida Social em Movimento transformou oficinas presenciais de bordado em aulas remotas por vídeo e, assim, alunas de sete estados brasileiros puderam compartilhar suas escolhas fotográficas, selecionadas para serem furadas e transpassadas por agulhas e linhas. Por meio de uma nova linguagem, foram acionados afetos e memórias que, por fim, trouxeram à discussão a autoria perdida de fotos familiares antigas, fenômeno que se repete no tempo presente, com a pós-fotografia das intervenções tecnológicas em documentos familiares.

PALAVRAS-CHAVE: fotografia; bordado; memória; autor; família; pós-fotografia

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Enquadres da produção jornalística: ‘edição antecipada’ na pauta do fotojornalismo

Emanuelle Benicio Soares
Rafael Schoenherr
Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

RESUMO

O artigo reconhece processualidades que perfazem a reunião de pauta no processo produtivo do fotojornalismo. O objetivo é perceber como a fase da pauta carrega uma dimensão de edição jornalística, na medida em que prepara ou antecipa o olhar dos fotógrafos em campo, com o potencial de ‘definir a situação’. Mobilizam-se descrições das dinâmicas de dez anos de produção diária em fotojornalismo de projeto de extensão na área.

PALAVRAS-CHAVE: fotojornalismo; rotinas de produção; pauta; edição

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Fotojornalismo: um olhar além da imagem

Bianca Rocha Gouveia
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

RESUMO

Iremos analisar como o fotojornalismo é um seguimento necessário na sociedade e de que maneira ele provoca o processo e empatia e a denúncia das mazelas sociais, uma característica emanente do processo de globalização e da desigualdade social. A pesquisa irá se embasar nos apontamentos de Barcelos (2009), Sontag (2003), Sousa (2002) e Albornoz (2005), acerca do fotojornalismo como instrumento de denúncia social, expondo sua evolução histórica, os principais fotógrafos pioneiros da época, a relação existente entre a sensibilidade humana e o impacto visual. Além de destacar a essencial influência do olhar fotográfico de Sebastião Salgado em análise a algumas de suas obras, os registros fotográficos da Serra Pelada (1986)

PALAVRAS-CHAVE: fotografia; fotojornalismo; registro; memória.

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Percepções temporais e atemporais das imagens técnicas

João Pedrosa Wanderley Neto
Universidade Federal da Paraíba – UFPB

RESUMO

O presente artigo, produzido a partir de uma revisão narrativa de literatura de obras relacionadas aos processos de recepção e produção de sentidos das imagens, assim como da relação com o pós-modernismo que essas possuem, visa esclarecer como as imagens técnicas – em especial a fotografia – foram compreendidas ao longo de sua história e quais os desdobramentos que estas ocasionaram no contexto social e cultural dos homens. Aspectos como a dependência imagética social, a espetacularização causada pelas imagens no contexto pós-moderno e os processos de desdobramento, percepção, decodificação e codificação destas consistem em elementos discutidos a fim de proporcionarem uma reflexão acerca de suas consequências na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: fotografia; imagem técnica; pós-modernismo; espetacularização.

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GT 2 - Fotografia CONTEMPORÂNEA

Arte e fotografia: bordados e performance

Alcilene Maria Dorini
Janyce Soares De Oliveira
Luciana Butzke
Maria Adelina Costa
Thais Weingartner
Centro Universitário Armando Alvares Penteado – FAAP
Instituto Federal do Ceará – IFCE
Universidade Regional de Blumenau – FURB
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Universidade Regional de Blumenau – FURB

RESUMO

A partir do projeto de extensão “Cultura e Vida Social em Movimento” proposto pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), no estado de Santa Catarina, deu-se num período decorrido de um mês, a oficina de Bordado em Fotografia, perfazendo um total de seis horas. Em encontros remotos por vídeo conferência as participantes de sete estados brasileiros puderam trocar conhecimentos sobre bordados e escolher fotografias, nas quais pudessem realizar intervenções, por meio de uma nova linguagem. Nesse artigo apresentamos uma síntese do processo e um relato que contempla fotografias, recordações afetivas a serem bordadas e uma proposta de performance teatral, baseada no processo de criação que se deu no contato com linhas, texto e corpo. O processo aqui registrado foi resultado do processo criativo individual da participante e do diálogo realizado pelo grupo.

PALAVRAS-CHAVE: bordado, fotografia, performance, teatro, processo criativo.

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Autorretrato na prática artística/meditativa em isolamento na pandemia da Covid-19

Sílvia Azevêdo Sousa
Universidade Federal da Bahia – UFBA

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar minha experiência de autorretrato, no período de isolamento social proveniente da pandemia de COVID-19. Em busca de estados artísticos/meditativos em práticas de espiritualidade e motivada pelas questões sobre a dualidade de corpo, eu/artista promovo, em ação de autorretrato e no relato de minha experiência, uma coleção de informações Katz (2005), compondo uma identidade não fixa constituindo-se no entre-lugar Bhabha (1998). Minha constituição formativa entre teologia/arte no pensamento contemporâneo Agamben (2007), promove trânsito de informações na relação entre corpo/ambiente. O processo criativo abandonou a ideia dicotômica de corpo como também a ideia na Arte como um objeto cênico instrumentalizado, para colocar a questões do corpo feminino em protagonismo e em autonomia, através de experiências de autorretrato. Compõe agenciamentos indenitários não fixos na construção de imagens no jogo de luz e sombras e criando uma espacialidade no ambiente de casa.

PALAVRAS-CHAVE: corpo, autorretrato, dualismo, meditação, covid-19.

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Carta Pedagógica Fotográfica: um convite para o Engajamento Discente no Período Pandêmico

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega
Universidade Federal da Paraíba – UFPB

RESUMO

Este artigo trata de uma pesquisa participante acerca do engajamento discente, tendo como recorte uma carta pedagógica fotográfica produzida e enviada pelo autor deste texto, para uma turma com trinta e três alunos, da disciplina: Tópicos Especiais em Processos de Ensino-Aprendizagem: Pedagogia Universitária e Didática no/do Ensino Superior, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A atividade foi realizada no contexto do ensino remoto devido ao distanciamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus, durante o primeiro semestre de 2020. Com o estudo dessa laboração conclui-se que as dinâmicas concebidas na conjuntura pandêmica, trazendo o liame entre texto e fotografia, propiciam novas formas de compreensão acerca do ser e estar isolado socialmente em um mundo no qual se percebem aproximações e semelhanças inerentes ao humano em suas práticas comunitárias que abraçam questões relativas ao ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: aulas remotas; carta pedagógica fotográfica; engajamento.

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Olhar Indiscreto: um ensaio fotográfico sobre a arquitetura panóptica

Ana Clara de Jesus Conceição Sandes
Camila Alves Aguiar
Hévila Ferreira da Hora
José Alves dos Reis Neto
Juliana Nascimento Torezani
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

RESUMO

O ensaio fotográfico foi produzido na matéria de Oficina de Fotografia e Iluminação I do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em que o objeto de estudo foi a observação e registro da arquitetura desta universidade, temática escolhida pelo grupo para realização da atividade proposta pela disciplina. A partir disso, o grupo realizou pesquisas e estudos com a intenção de produzir uma narrativa a partir do material fotografado. O objetivo principal consistiu em buscar no espaço escolhido pontos de conexões entre as estruturas arquitetônicas e construir um percurso que identificasse as características do ambiente. Além disso, o intuito consistiu também em realizar atividade artística a partir da fotografia como forma de trazer uma nova perspectiva para os fenômenos e características dos lugares que habitamos.

PALAVRAS-CHAVE: fotografia artística; fotografia de arquitetura; arquitetura panóptica.

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Os Autorretratos de Cindy Sherman no Instagram

Juliana Nascimento Torezani
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

RESUMO

O regime visual de criação das fotografias contemporâneas está ligado às tecnologias digitais que expandem os processos de produção e publicação das imagens. Dentre as possibilidades de elaboração, o autorretrato se coloca como um gênero delineado. Este trabalho tem por objetivo analisar os autorretratos do perfil do Instagram de Cindy Sherman a partir dos aspectos da pós-fotografia, da era transestética e da performance que os elementos digitais proporcionam. O marco teórico será elaborado a partir de Fatorelli (2013), Fontcuberta (2012; 2016), Araújo (2015), Lipovetsky e Serroy (2015), Carlson (2009) e Silva Junior (2012). Tendo como metodologias as pesquisas bibliográfica e documental. O autorretrato se expande na contemporaneidade pela fotografia, nos modos de fazer e expor, onde podemos criar identidades para circulação nas redes sociais.

PALAVRAS-CHAVE: autorretrato; era transestética; fotografia contemporânea; performance; pós-fotografia.

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GT 3 - direção de Fotografia

A cor e o sentido na pintura e no cinema: análise dos filmes Coringa e Girl à luz da teoria da cor de Wassily Kandinsky

Aline de Caldas Costa dos Santos
Beatriz Souza Carvalho
Sarah Silva Brandão
Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB

RESUMO

O estudo observa o uso das cores azul e amarelo na formação de sentido nos filmes Coringa (2019) e Girl (2018). Tais cores formam o primeiro contraste estudado por Wassily Kandinsky na sua teoria da cor, a qual se aplica às imagens na pintura; neste estudo, constrói-se uma ponte entre pintura e cinema, observando se tal sistematização de conhecimento pode ser aplicada à leitura de imagens do cinema. A questão da formação de sentido na imagem em movimento recebe ênfase sobre as escolhas da direção de fotografia e da direção de arte, expandindo os recursos teóricos da teoria da cor de Kandinsky (2015; 2016) até a linguagem audiovisual. Os resultados apontam consonância entre os usos da cor e da luz para com a teoria da cor do supracitado pintor, apresentando traços psicológicos das personagens protagonistas e antecipando acontecimentos que marcam as transformações da narrativa

PALAVRAS-CHAVE: linguagem audiovisual; cor; direção de fotografia; direção de arte.

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Direção de fotografia em cenas noturnas: procedimentos técnicos e estéticos no uso do day for night

Matheus José Pessoa de Andrade
Universidade Federal da Paraíba – UFPB

RESUMO

Nosso texto consiste numa reflexão sobre o trabalho do diretor de fotografia de cinema na construção das imagens de cenas noturnas. Nelas, considerarmos haver um dilema entre a visibilidade e a verossimilhança. Entre as diversas maneira de filmagem em cenas noturnas, nos atemos aqui ao uso do day for night, também conhecido como “noite americana”, um recurso para filmar a noite durante o dia. Relatamos, assim, os processos de cinematografia dos filmes Pacto de honra (Raoul Walsh, 1954, EUA) e Mad Max: a estrada da fúria (George Miller, 2015, EUA) no que se refere à noite americana. Trazemos uma descrição analítica sobre os procedimentos técnicos e estéticos, refletindo sobre as imagens noturnas. No tocante, ao se buscar uma narrativa de baixa luminosidade, é preciso se ater a alguns procedimentos técnicos e estéticos para uma execução primorosa, dentro da proposta conceitual da obra.

PALAVRAS-CHAVE: direção de fotografia; cinematografia; cena noturna; day for night; noite americana; verossimilhança.

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Fotografia como diferencial competitivo em telenovelas: produções da Rede Globo nos últimos 15 anos

Marina Cavalcanti Tedesco
Universidade Federal Fluminense – UFF

RESUMO

As telenovelas da Rede Globo, após um grande período de hegemonia, vêm sofrendo, nos últimos 15 anos, as consequências de diferentes crises que afetam a televisão aberta há cerca de três décadas. Diante de um cenário midiático complexo, a emissora, através de seus recursos e da sua estrutura bastante robusta, desenvolve diferentes estratégias para se manter competitiva. Considerando que estes 15 anos coincidem com a revolução da cinematografia digital, apresentamos as bases iniciais para uma pesquisa que realizaremos a fim de compreender como a fotografia audiovisual tem sido mobilizada pela Rede Globo em sua tentativa de não perder mercado.

PALAVRAS-CHAVE: fotografia audiovisual; telenovela; Rede Globo; diferencial competitivo.

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Roma: a forma fotográfica em Contextualidade

Rogério Luiz Silva de Oliveira
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

RESUMO

O texto a seguir trata da experiência de direção de fotografia no filme Roma (2018), escrito, dirigido e fotografado por Alfonso Cuarón. O objetivo é analisar um plano-sequência, tomando-o como síntese da estratégia de cinematografia do filme e, paralelamente, do espaço-tempo criado a partir das memórias pessoais do diretor/fotógrafo. A reflexão é inspirada por uma antropologia da forma, vicejada por Georges Didi-Huberman.

PALAVRAS-CHAVE: cinematografia; memória; tempo; espaço; forma.

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Expediente

Corpo editorial:
Agda Patrícia Pontes de Aquino (UEPB/UFPB)
Cristianne Patrícia Melo Amorim (UFCG)
Fabiano Raposo Costa (PPGEM/UFRN)
Paulo Matias de Figueiredo Júnior (UFCG)
Rostand de Albuquerque Melo (UEPB)
Sóstenes Carneiro Lopes (UFCG)
Periodicidade da publicação: Anual
GPDF – Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia.
Endereço: Rua Aprígio Veloso, 822, Bloco da UAAMI-Centro de Humanidades – Bairro Universitário – Campina Grande-PB, CEP 58429-900.
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