Grão Fino: Semana de Fotografia

QUEM SOMOS

A "Grão Fino: Semana de Fotografia" é uma realização do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), formado por professores e pesquisadores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A ideia do evento surgiu em 2007 por iniciativa dos alunos do curso de Arte e Mídia, resultando em apenas uma edição. Mais de 10 anos depois a ideia foi retomada em novo formato. A Grão Fino 2018 apresentou uma programação com palestras, debates e oficinas, atraindo fotógrafos e pesquisadores de diversas áreas. Em 2019, com apoio da Fapesq, o evento investiu no estímulo à pesquisa, incluindo a apresentação e publicação de trabalhos científicos.

Em 2020 uma nova mudança: o evento se adaptou ao contexto da pandemia e promoveu cinco dias de programação on-line. O formato virtual foi mantido na IV edição. Em 2022, a Grão Fino retomou as atividades presenciais, mas com programação híbrida. O formato foi mantido em 2023, consolidando a abrangência nacional do evento.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Agda Aquino

É professora de fotografia desde 2007, docente dos departamentos de Comunicação Social da UEPB (curso de Jornalismo) e da UFPB (curso de Cinema e Audiovisual). Graduada em Jornalismo pela UFPB, com especialização em Redação Jornalística pela UnP, mestrado em Comunicação e Estudos da Mídia pela UFRN e doutorado em Educação pela UFPB, com tese sobre o ensino de fotografia nos cursos de Jornalismo do país. Também tem formação em Design de moda e coordena uma revista de jornalismo de moda, com ênfase em ensaios fotográficos, chamada Xique Xique, fruto de projeto de extensão vinculado à UEPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Imagem Visual em Educação – GEPDIVE e do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia – GPDF. Faz parte da Diretoria da ABEJ, Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Biênio 2020-2022), no cargo de Diretora Nordeste I. Além da docência de fotografia, tem experiência na fotografia documental, de moda, experimental, organização de exposições, curadorias, juris e comissões julgadoras de concursos fotográficos.

Cristianne Melo

Cristianne Melo

Investigadora, professora e artista visual que acredita em um cenário artístico inclusivo, principalmente nas artes visuais junto às pessoas com cegueira e baixa visão. Cristianne Melo é professora efetiva no curso de Arte e Mídia (Universidade Federal de Campina Grande – UFCG), doutoranda em Educação Artística (Universidade do Porto, Belas Artes – FBAUP), mestra em Comunicação (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), especialista em Artes Visuais (SENAC), graduada nos cursos de Arte e Mídia (Universidade Federal de Campina Grande – UFCG) e em Comunicação Social (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB). Faz parte da coordenação do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF/CNPQ), e atualmente trabalha com e pela fotografia inclusiva em suas produções artísticas, na promoção de exposições, bem como junto à sua atividade docente.

Fabiano Raposo

É formado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2009, é especialista em Metodologia do Ensino das Artes pela UNINTER (2019) e Mestre em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolveu o documentário em curta metragem “Enquanto a justiça tarda” como projeto final de curso, filme premiado como “Melhor documentário” no FEST ARUANDA de 2009. Estudou artes dramáticas (com foco na área de cinema e vídeo) no Curso de Formação de Atores para Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual da Paraíba entre 2008 e 2012, com o professor André da Costa Pinto. Estudou no Rio de Janeiro na Escola de Atuação NuEspaço em 2012 e atuou em diversos filmes paraibanos como “Depois da curva” e “Ato Institucional” do diretor Helton Paulino, “Mais denso que sangue” de Ian Abé, “Lamúria” de Nathan Cirino e “Onde Borges tudo vê” de Taciano Valério. Retornou aos trabalhos de produção cinematográfica com o filme “O desejo do morto”, de Ramon Porto Mota, trabalhando como montador. Foi produtor geral, produtor de elenco e segundo assistente de direção no seriado “O Nó do Diabo”, seriado da Vermelho Profundo aprovado pelo PRODAV 09 – TVs Públicas; produtor executivo do longa-metragem “Noite Amarela”, lançado em 2019 e professor substituto na UAAMI – UFCG (Unidade Acadêmica de Arte e Mídia) na área de “Artes do Vídeo” e “Documentário”.

Paulo Matias

Possui Graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999); Mestrado em Ciências da Sociedade pela mesma Instituição (2002); e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP (2016). É professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande – PB, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. Tem experiência nas seguintes áreas: Comunicação, historiografia do jornalismo (com ênfase em fotojornalismo), fotografia e arte sequencial. Pesquisa a fotografia como documento histórico e social, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia e história, iconologia e atuação de fotojornalistas. No âmbito da arte sequencial, pesquisa o percurso histórico da fotonovela, a evolução das linguagens presentes neste meio de comunicação e as suas manifestações contemporâneas.

Rostand Melo

Jornalista e professor na área de Comunicação. Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/2007), mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2010) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/2015). É atualmente professor efetivo no curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ministrando disciplinas da área de Fotografia e Fotojornalismo. Coordena atualmente os Projetos de Extensão “Luz Negra” e “Coletivo F8: Site de Fotojornalismo”, cota 2020-2021 (PROBEX/UEPB). É integrante do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) e do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MOBJOR). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, produção de notícias, fotojornalismo, telejornalismo, mídia e cotidiano, comunicação e cultura, espetacularização da política e campanhas eleitorais em mídias sociais.

Sóstenes Lopes

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (1997). Com experiência nas áreas de Fotografia Publicitária, Direção de Arte, Internet e Mídia e Ilustração atuando nos Mercados da Paraíba e Pernambuco(1993 a 2006). Leciona no ensino superior desde 2001, atuando em Instituições Privadas e Públicas nas áreas de Novas tecnologias, Fotografia e Direção de Arte e atualmente é professor T-20 da graduação em Arte e Mídia da UFCG (2009). Mantém trabalho autoral de fotografia Fine Art para Banco de Imagem e Ilustração do tipo Grafismo Brasileiro, hibridização entre arte gráfica e recorte da arte indigêna brasileira tendo como suporte a pele humana (tatuagem).