Grão Fino: Semana de Fotografia

Anais 2023

Anais da Grão Fino: Semana de Fotografia

Ano V – Número 1 – Novembro de 2023 

ISSN 2675-8989

Apresentação

A edição de 2023 da Grão Fino alcançou o maior número de submissões de textos que já tivemos. O tema do evento deste ano foi “Fotografia em Transformação”, discutido em mesas e exercitado em oficinas que se debruçavam por métodos distintos de criação da imagem fotográfica, passando pela Inteligência Artificial até a Fitotipia. Nos Grupos de Trabalho, foram apresentados 24 textos, distribuídos entre os três GTs:  Fotografia Documental, Fotografia Contemporânea e Fotografia e Educação. Mais uma vez as apresentações foram feitas de forma remota, modalidade que parece ter vindo para ficar, tendo em vista que proporciona uma melhor participação de membros geograficamente localizados em diferentes lugares. Esse formato também possibilita uma troca mais intensa de experiências e de contatos, enriquecendo a vivência de todos. 

Estão reunidos aqui trabalhos de 48 autores, representando 14 instituições de ensino superior, entre públicas e particulares, e um Instituto Federal de Educação.  São pesquisadores, professores e estudantes espalhados por nove estados brasileiros. Além da Paraíba, sede do evento, recebemos trabalhos do Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. 

Os trabalhos abordam temas diversos mas confluentes com os GTs: a fotografia documental como ferramenta para narrar subjetividades, territorialidades, experiências individuais e coletivas, religiosidades e o poder narrativo das imagens de arquivo e de impacto das imagens geradas por inteligência artificial; a fotografia contemporânea como suporte para representatividade do fazer fotográfico, reflexões sobre obras autores ou fotógrafos como Roland Barthes, Rosângela Rennó e Adrienne Salinger, além de exercícios experimentais como a cianotipia, a confluência entre literatura e fotolivro e a análise sob diferentes perspectivas de obras audiovisuais estrangeiras. No campo da educação, o destaque se deu para o âmbito do ensino da fotografia, em especial no contexto do fotojornalismo, mas também relatos que abordam o questionamento de suportes teóricos dos campos, estruturas curriculares e laboratoriais e o uso da fotografia como ferramenta pedagógica para o ensino de botânica.

Tanto em artigos acadêmicos quanto em relatos de experiência reflexivos, conseguimos promover uma práxis fotográfica, que é um dos nossos principais objetivos. Seguimos firmes no intuito de fortalecer a cultura fotográfica, atravessada por experimentação, reflexão e capacitação.

A “V Grão Fino – Semana de Fotografia” é um evento acadêmico realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, de abrangência nacional, organizado pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), em parceria com os cursos de graduação em Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de graduação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2023, o evento integrou a programação do 3º Congresso Universitário da UEPB. A realização do evento possui o apoio do projeto de extensão Coletivo F8: Site de Fotojornalismo, da Pró-Reitoria de extensão da UEPB, da Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da UEPB e da Mega Álbum Encadernações Fotográficas.

Confira a seguir os artigos desta edição:
 

Arranjos íntimos: um recorte da vida de Dona Estelita
contada através da fotografia documental

Rierson Marcos Maia Moura

Emanuele de Freitas Bazílio

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

 

RESUMO

“Arranjos Íntimos: um recorte da vida de Dona Estelita” é um projeto fotográfico que utiliza a fotografia documental contemporânea, sob a perspectiva do Documentário Imaginário (Lombardi, 2007), para retratar a vida cotidiana e íntima de Dona Estelita, uma mulher sertaneja, nordestina e agricultora, que mora em Caraúbas, sertão do Rio Grande do Norte. O resultado desta pesquisa revela o imaginário e a memória afetiva de quem a produz, como também expõe a potência da fotografia documental como meio de registro e perpetuação da força da representação matriarcal na cultura nordestina.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia documental; Documentário Imaginário; Cotidiano; Dona Estelita; Sertaneja.

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Diversidades e políticas da fotografia:
um relato de experiência do projeto Visus Decoloniais

Fernando do Nascimento Goncalves

Fernanda Alcantara Duarte

Yasmim Martins Belo Cavalcanti

Maria Eduarda Rocha

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

RESUMO

Este trabalho apresenta um relato de pesquisa do projeto Visus Decoloniais, que busca mapear produções fotográficas de jovens artistas que discutem questões raciais, de gênero, de ancestralidade e território no Estado do Rio de Janeiro. A partir de dados obtidos por meio de formulários de auto-apresentação e das próprias imagens, são discutidas, com base em autores do pensamento decolonial, as estratégias presentes nas narrativas visuais produzidas por esses fotógrafes e o papel que desempenham na imaginação e nas representações visuais das identidades, do cotidiano e da memória no contexto do que poderíamos chamar de uma fotografia “situada”, baseada na experiência do corpo e do território.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia contemporânea; decolonialidade; diversidade; mapeamento; Rio de Janeiro.

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Fabulação-crítica e afro-fabulação nas imagens fotográficas do Movimento Mães de Maio

Maurício Reis Araújo

Ana Rita Vidica Fernandes

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

RESUMO

O artigo aborda a questão dos futuros possíveis para jovens negros e pobres que foram mortos pelo Estado Brasileiro, tendo como premissa teórica os conceitos de Fabulação Crítica e Afro-Fabulação. As duas imagens do Movimento Mães de Maio são escolhidas para ser analisadas a partir de um “black gaze” (olhar negro) como proposto por Tina Campt, que é uma forma de ressignificar as histórias dos jovens e abrir possibilidades de entendimento para além das narrativas tidas como verdadeiras e corretas. A Fabulação Crítica, proposta por Saidiya Hartman, e a Afro-Fabulação, de Tavia Nyong’o, são introduzidas como ferramentas conceituais que permitem a reconstrução das histórias desses jovens e suas mães. Conclui-se que o ato fabulatório começa com o ato de levar as fotografias dos jovens mortos às ruas, que se abrem a olhares diversos sobre as vidas negras e como a vida negra é diversa.

PALAVRAS-CHAVE: Fabulação-crítica; afro-fabulação; movimento mães de maio; fotografia.

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A fotografia de José Saramago em Viagem a Portugal

Guilherme Marcondes Tosetto

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

RESUMO

O artigo apresenta imagens e o pensamento fotográfico de José Saramago no livro Viagem a Portugal, publicado em 1981. A obra é resultado de uma viagem iniciada dois anos antes, quando o escritor percorreu seu país acompanhado de uma câmera fotográfica. Algumas de suas fotografias foram publicadas na primeira edição deste livro e a partir delas o autor faz uma série de reflexões sobre as possibilidades de reprodução, conservação e conhecimento de elementos materiais e imateriais da cultura e da história portuguesa a partir das imagens fotográficas.

PALAVRAS-CHAVE: José Saramago; fotografia; memória.

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Imagens de arquivo como linguagem cinematográfica:
as regras do jogo e uma operária na multidão

Monique Alves Oliveira

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

RESUMO

O artigo objetiva estudar imagens de arquivo das greves do ABC paulista nas décadas de 70 e 80 utilizadas na construção narrativa de dois filmes brasileiros: Peões (2004), de Eduardo Coutinho, e Chão de Fábrica (2021), de Nina Kopko. O trabalho pretende analisar como as fotografias participam da elaboração dos filmes. No caso do documentário, as imagens auxiliam o diretor na procura dos personagens, em um processo nomeado como “regras do jogo”. Na ficção, as fotos finalizam o filme a partir de uma intervenção feita na fotografia destacando as figuras na multidão que antes foram representadas na trama. No trabalho, ambos os processos serão estudados buscando delinear a importância do registro da memória para constituição das produções.

PALAVRAS-CHAVE: Imagem de arquivo; operárias; cinema brasileiro contemporâneo; greves; memória; trabalho.

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Desafios e tendências do jornalismo frente à inteligência artificial

Ivan da Costa Alecrim Neto

Carolina Dantas de Figueiredo

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

RESUMO

Este artigo tem como proposta uma reflexão teórica sobre o possível deslocamento dos eixos de produção do fotojornalismo diante da popularização da Inteligência Artificial Generativa (IA) como ferramenta de produção de imagens. Diante disto, o fotojornalismo parece voltar a dialogar com o mundo das ilustrações, como foi em sua origem na mídia impressa. Busca-se aqui então entender, a partir da revisão teórica sobre o assunto e observação de periódicos e de imagens de fotojornalismo e produzidas por IA, o arredamento do pensamento teórico da fotografia do “isso foi” barthesiano para isso é um mundo possível.

PALAVRAS-CHAVE: Fotojornalismo; imagem; inteligência artificial.

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Diversidade religiosa no Rio de Janeiro

Larissa de Souza Teixeira de Araújo

Universidade Veiga de Almeida – UVA – RJ

RESUMO

O presente artigo tem como proposta uma reflexão teórica sobre as mudanças que recaem sobre fotojornalismo com a popularização dos aplicativos de produção de imagem por Inteligência Artificial (IA). Com esta nova forma de produção, o fotojornalismo parece voltar a dialogar com as ilustrações, como era em sua origem. Busca-se aqui então entender o deslocamento do pensamento teórico da fotografia do “isso foi” barthesiano para isso é um mundo possível.

PALAVRAS-CHAVE: Diversidade; Religião; Cultura; Fotojornalismo; imagem; Rio de Janeiro.

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GT 2 - Fotografia CONTEMPORÂNEA

Representação e visualidade:
a fotografia como forma do existir e a presença dos coletivos de fotógrafes negres nas periferias do Nordeste

Emanuele de Freitas Bazílio

Daniel Rodrigo Meirinho de Souza

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

RESUMO

Pretende-se analisar a presença e o fazer político dos coletivos de fotografes negres das periferias do Nordeste, com o intuito de compreender os usos e reproduções políticas, sociais e culturais das fotografias produzidas por eles. Fundamenta-se este estudo a partir dos conceitos de: política das imagens, seus usos e representações, decolonialidade imagética, visualidade, negritude, aquilombamento, periferia, regimes estéticos e redes sociais. Diante disso, este estudo revela que a fotografia contemporânea, a partir da utilização da imagem produzida pelos coletivos de fotografes negres, surge como uma forma de existência na sociedade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Imagem; periferia; negritude; decolonialidade e representação.

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Fotografia negra contemporânea e suas práticas de auto-representação:
relato de experiência do Projeto Olhos Negros

Sandra Regina Ferreira da Costa

Daniel Rodrigo Meirinho de Souza

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

RESUMO

Este trabalho apresenta um relato de experiência no projeto de pesquisa Olhos Negros: Visibilidades e alteridades na fotografia negra contemporânea brasileira, vinculado à UFRN. Desde 2020 o projeto realiza o mapeamento, a catalogação e a difusão de fotógrafos negros contemporâneos autorais e artistas visuais que atuam em âmbito nacional, divulgando seus trabalhos em uma página na rede social Instagram. Atualmente mais de 250 fotógrafos/as/es negros participaram da pesquisa e enviaram seus trabalhos. O objetivo passa por ampliar o debate em torno das experiências do projeto como forma de compreensão das estratégias de auto-representação na fotografia contemporânea brasileira que antecipam novos lugares de enunciação e inscrição no regime de visibilidade, presença e simbolismos afro-diaspóricos nas imagens.

 

PALAVRAS-CHAVE: Olhos Negros; fotografia contemporânea; artes visuais; raça; representação.

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A morte do fotógrafo: Barthes e o operator

Josias de Andrade Santos

Universidade Federal da Bahia – UFBA

RESUMO

Lançando mão de uma abertura deixada por Roland Barthes em seu trabalho “A câmara clara: nota sobre a fotografia” acerca do operator (fotógrafo), este trabalho levantará reflexões sobre o corpo do fotógrafo, suas transformações, relevância e desaparecimento enquanto produtor de imagens. Aliando a textos de Sontag, Flusser e outros do próprio Barthes, este artigo se deu como um fluxo de pensamento que conclui o que lhe diz respeito sem presumir conclusão do tema abordado, assim, adianto que qualquer aparência de inacabado pode ser aventada, visto que essa investigação parte de um trabalho que está em desenvolvimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; operator; fotógrafo; artes visuais; roland barthes; ontologia.

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Operação Aranhas/Arapongas/Arapucas:
entre a fotografia documental e contemporânea na obra de Rosângela Rennó

Adriana Camargo Pereira, Barbara Muniz Miranda

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

RESUMO

O presente trabalho intenta elaborar uma reflexão sobre a fotografia como documento, tendo como base a análise de três dos doze trípticos da série intitulada Operação Aranhas/Arapongas/Arapucas da artista intermídia Rosângela Rennó, que documentam a Passeata dos Cem Mil, ocorrida no Rio de Janeiro em 1968, o Comício das Diretas Já em Belo Horizonte no ano de 1984, e o Movimento Passe Livre em São Paulo, de 2013. Para isso, seguimos uma trilha de investigação caracterizada por uma teoria crítica e política acerca das imagens e da própria comunicação, especialmente, no tocante aos conceitos de subjetivação política, paradoxo do espectador e desentendimento, do autor Jacques Rancière. Oferecendo assim à análise, as dimensões temporais, espaciais, políticas e corpóreas, atravessando o sentido de sua representação meramente denotativa.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia documental; Rosangela Rennó; arte; política; fotografia contemporânea.

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A formação da identidade adolescente através do espaço privado:
uma análise das fotografias do livro In My Room, de Adrienne Salinge

Taciana Borges Lemos

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

RESUMO

O presente artigo visa investigar, por meio da análise das fotografias do livro In My Room: Teenagers in Their Bedrooms (1995) de Adrienne Salinger, as dinâmicas estabelecidas entre espaço, identidade e tempo na obra. Examinaremos a concepção do dispositivo fotográfico feita por Salinger com o objetivo de compreender sua relação com estruturas hierárquicas familiares. Além disso, analisaremos o processo de montagem de tempos heterogêneos nas fotografias da obra, utilizando as teorias de imagem dialética de Walter Benjamin e o anacronismo da imagem de Georges Didi-Huberman.

 

PALAVRAS-CHAVE: Adrienne Salinger; adolescência; identidade; fotografia; temporalidade.

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ACQUA: uma prática experimental com a cianotipia

Amanda Batista Feres

Patrícia Hitomi Yamamoto

 

Centro Universitário Senac-SP

RESUMO

O projeto busca estudar e compreender os processos acerca da prática experimental ao empregar processos históricos fotográficos (cianotipia) para a sua construção, visando o âmbito da fotografia expandida e a imprevisibilidade dos fatores envolvidos que se creditam ao acaso. Para além da técnica em si, a visualidade adentra o campo poético ao possibilitar ampla liberdade de criação ao fotógrafo e procura contemplar a temática da cinética da água por meio da manipulação do tempo de exposição, da concentração dos químicos fotossensíveis e do tipo de suporte utilizado (tecido de cambraia de algodão), ou seja, das variáveis do processo, para a produção de cianótipos para este projeto visual fotográfico autoral, a fim de utilizar o meio como mensagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia expandida; processos históricos fotográficos; cianotipia; suporte; prática experimental; água.

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A Arte como sentimento – expressionismo alemão e novas releituras de Alice no país das maravilhas

Annyela Gomes Rocha de Oliveira

Paulo Souza dos Santos Júnior

Universidade Católica de Pernambuco – Unicap

RESUMO

Esse trabalho aborda a experiência do ensaio fotográfico “Alice da Aurora”, realizado por Annyela de Oliveira durante a pós-graduação em As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual, no módulo de História e Estética da Fotografia e do Audiovisual, sob orientação do prof. Dr. Paulo Souza dos Santos Junior. O artigo traz informações sobre a estética da fotografia conhecida por “expressionismo alemão” e seus desdobramentos, que influenciam o fazer cinematográfico até os dias atuais. Há também um paralelo entre essa estética e algumas adaptações para o cinema da obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol. Essas referências, assim como um ensaio de Anna Gaskell, foram inspirações históricas e estéticas para o ensaio fotográfico e este texto.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; expressionismo alemão; estética; Anna Gaskell; Alice; duplo.

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A direção de fotografia, a memória e a construção de personagens no audiovisual

Andressa De Souza Santos

Paloma de Oliveira Brito

Rogério Luiz Oliveira

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

RESUMO

O texto propõe uma reflexão sobre as contribuições da direção de fotografia para a construção de personagens no audiovisual. A análise está baseada nas ideias de materialidade, sugerida por Fayga Ostrower, e de anacronismo, elaborada por Georges Didi-Huberman. O estudo trata do modo como a cinematografia, a partir de seus recursos de câmera, iluminação e enquadramento, colabora com a constituição de uma atmosfera fílmica dramatúrgica. Para isso, promove-se uma investigação sobre saberes e matérias de direção de fotografia mobilizados na construção de duas personagens: o dokkaebi Kim Shin, do drama sul-coreano Guardian – The Lonely And Great God (2016), e Joana, protagonista do filme brasileiro Deslembro (2018).

PALAVRAS-CHAVE: Cinematografia; dramaturgia; personagem; anacronismo; materialidade; criação.

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As ninfas sobreviventes sob a sombra e a luz em El sabor de las margaritas

Silvaneide Dias da Silva

Rogério Luiz Oliveira

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB 

RESUMO

Este escrito tem por objetivo apresentar a sobrevivência da ninfa arcaica na plasticidade audiovisual do seriado de televisão El Sabor de las Margaritas (2018-2021), dirigido por Miguel Conde e Álex Sampaio e com direção de fotografia de Suzo Bello. Nosso intuito é pensar como a direção de fotografia da série, pelo viés das sombras e da luz, ornam a movimentação corporal das personagens femininas enquanto corporificação de um tempo antigo no presente. Para isso, traremos ao nosso estudo a obra Metamorfoses (8 d. C. /2017) de Ovídio, com a apresentação feminina na poesia greco-romana. Além disso, iremos articular o estudo da ninfa, pela perspectiva do teórico Georges Didi-Huberman, com a plasticidade do referido seriado.

PALAVRAS-CHAVE: Ninfa; corpo; direção de fotografia; sobrevivência.

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Portfólio fotográfico: Futlama, patrimônio cultural e imaterial do município de Macapá-AP

Erick André de Freitas Tavares

Gabriel Canto Góes

Ives José Coelho da Silva Mota

Ana Paula Bourscheid

Geovane Tavares dos Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP

RESUMO

Este artigo apresenta o processo de planejamento e produção de um portfólio fotográfico sobre a prática do Futlama na orla do bairro Santa Inês, localizado em Macapá, capital do Estado do Amapá. O Futlama é uma atividade de cultura e lazer da população ribeirinha e tem o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Macapá-AP, através da Lei 2454/2021. Este trabalho é resultado do Projeto Experimental em Publicidade do Curso Técnico Integrado em Publicidade do Ifap – Campus Santana, sua produção ocorreu a partir da utilização das metodologias da pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas semi-estruturadas. Já a captação das fotografias foi realizada com as câmeras dos smartphones dos fotógrafos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Futlama; Rio Amazonas; Amapá; Esporte; Lazer.

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Fotografia e Literatura: o processo de construção do fotolivro Retrato:
uma interpretação em imagens do poema de Cecília Meireles

Amanda Macêdo de Moraes Guirra

Julianna Nascimento Torezani

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um recorte das etapas de produção do fotolivro Retrato: uma interpretação em imagens do poema de Cecília Meireles, o qual busca construir uma narrativa visual que provoque reflexões a partir da junção da fotografia com a literatura. Para isso, trazemos como base teórica autores e autoras que abordam as influências entre as imagens fixas e as imagens em movimento (FATORELLI, 2013); as semelhanças entre fotografia e poema (MONTEJO NAVAS, 2017); os aspectos teóricos e práticos da produção fotográfica (KOSSOY, 2002; SOUSA, 2002), e, o conceito e a construção de fotolivro (FELDHUES, 2018). Como resultado da produção, temos um fotolivro que propõe uma nova experiência de leitura do poema disparador do processo criativo.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; literatura; ensaio fotográfico; fotolivro; Retrato.

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GT 3 - Fotografia E EDUCAÇÃO

Desafios no ensino da Fotografia nos cursos de Comunicação
da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Elisa Elsie Costa Batista da Silva Beserra

Mariana do Vale Gomes

Maria Ângela Pavan

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

RESUMO

Seis disciplinas ligadas à fotografia constam na estrutura curricular dos três cursos de Bacharelado do Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa pretende investigar quais são os principais desafios no ensino enfrentados pelas professoras e professores responsáveis pelas disciplinas de Linguagem Fotográfica (30h), Linguagem Fotográfica (60h), Fotografia (60h), Fotojornalismo (60h), Fotografia Publicitária (60h) e Direção de Fotografia (60h) dos cursos de Jornalismo, Audiovisual e Publicidade e propaganda — as três habilitações de graduação do departamento. Um questionário contendo quatro perguntas foi aplicado para professoras e professores ligados ao Decom e responsáveis por ministrar esses componentes. Como resultado obtivemos respostas sobre as dificuldades e particularidades do ensino da fotografia na contemporaneidade no contexto da UFRN. Articulando as informações coletadas sobre os desafios às leituras sobre ensino e aprendizagem, elaboramos o artigo a seguir.

PALAVRAS-CHAVE: Docência. Fotografia. Ensino. Ensino Superior. Comunicação.

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Fotografia e ensino em laboratório:
um relato a partir de projetos fotográficos na graduação em Jornalismo

Maria Nátiley Nascimento Ribeiro

Elane Abreu de Oliveira

Universidade Federal do Cariri – UFCA

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências adquiridas durante o período de monitoria na disciplina de Laboratório de Projetos Fotográficos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri – UFCA, localizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE, durante o semestre 2022.2. O projeto de monitoria objetivou o auxílio no trabalho desenvolvido na disciplina e a consolidação, por parte do monitora, de conhecimentos acerca dos processos fotográficos e discursivos da imagem fotográfica dentro do campo do jornalismo. Durante a monitoria a bolsista realizou o acompanhamento das aulas e desenvolvimento das produções dos estudantes, participando das discussões narrativas e se colocando à disposição para auxiliá-los no manuseio dos equipamentos bem como pesquisas bibliográficas.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; ensino; monitoria; narrativa; jornalismo.

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Entre texturas e imagens: um relato de experiência sensorial
integrando o ensino da Botânica e Fotografia

Tatiana Ponce de Leon Amorim

Roberta Gonçalves Rolim de Morais

Adriane Cardoso de Lima Silva

Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

RESUMO

A textura é um elemento bastante explorado na fotografia de natureza, desempenhando um papel crucial na sua percepção, ao conferir uma qualidade tangível à sua forma bidimensional, dando autenticidade à sua narrativa visual. As plantas são fundamentais na manutenção e preservação dos ecossistemas. Apesar de sua grande diversidade e complexidade é frequentemente negligenciada pela sociedade (cegueira botânica). A textura foliar engloba tanto aspectos internos (consistência) quanto externos da folha (superfície). Diante disso, o presente trabalho relata uma experiência de ensino utilizando dinâmicas sensoriais para conscientizar os alunos da relevância da percepção sensorial da textura na natureza e na construção da fotografia.

PALAVRAS-CHAVE: Mobgrafia, ensino, folhas, cegueira botânica, ferramenta pedagógica

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Para além da imagem: um paralelo entre Fotografia jornalística e Fotografia publicitária

Jeronimo Borges dos Santos

Adriana Camargo Pereira

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

RESUMO

Partindo das teorias ontológicas dos anos 1980 sobre a imagem fotográfica (o índice, o “isto foi” de Roland Barthes) no jornalismo e na publicidade e propaganda, este artigo elabora um levantamento das especificidades das imagens ordenadas para o fim jornalístico e publicitário. A ideia é elucidar ao leitor essas relações que atravessam e são atravessadas pelos ofícios e a importância do observador não somente como um receptor da imagem, mas indiretamente também, no fazer fotográfico. Através da análise de duas imagens fotográficas, jornalística e publicitária, foi possível entender na prática as diferenças entre as duas nuances apresentadas ao decorrer do trabalho. Para tanto, foram utilizadas desde as teorias que compreendem a fotografia analógica e digital em ambas as profissões e os desafios que se inscrevem às imagens que se pautam nessas especificidades.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; fotografia jornalística; fotografia publicitária, observador.

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Labfoto UERJ e a revisão da fotografia eurocêntrica

Leandro Pimentel Abreu

Douglas Barrozo

 Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

RESUMO

O Labfoto UERJ foi desenvolvido como um espaço para pesquisa e produção de imagens técnicas tendo como base a interseção entre a fotografia documental e as práticas artísticas contemporâneas. O texto relata o processo de renascimento do Labfoto UERJ em 2019 a partir de uma reforma do espaço físico e a integração do laboratório analógico e o digital. Esta mudança foi acompanhada de uma série de parcerias que contribuíram para a aceleração do processo de giro decolonial em que o Labfoto foi se ajustando para se adequar à possibilidade de contribuir para uma formação que estimule os alunos, a maioria moradores de áreas marginalizadas da cidade do Rio de Janeiro, a pensarem o papel da imagem nas práticas comunicacionais e artísticas assim como os modos como elas se articulam com os seus territórios.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia documental; decolonial; experimental; arte contemporânea; arquivo; memória.

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Longa exposição e fotojornalismo: um exercício de
reportagem fotográfica no São João de Campina Grande

Agda Patrícia Pontes de Aquino

Ana Karolina Matias Siqueira

Marta Regina Paiva dos Anjos

 Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

RESUMO

Este relato de experiência detalha o processo de pesquisa, planejamento, estudo da técnica e da estética fotográfica para realização de um exercício fotojornalístico em longa exposição no São João de Campina Grande. Ele faz parte da experiência de monitoria em fotografia no curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba e proporcionou uma vivência teórico/prática e tecno/estética que serviu para o processo de ensino/aprendizagem das discentes e como aprimoramento das práticas pedagógicas para o ensino de fotojornalismo no curso. O exercício promoveu ainda uma reflexão sobre o uso de técnicas incomuns no fotojornalismo como ferramenta para o rejuvenescimento e inovação da linguagem no contexto jornalístico. Como resultado, foram produzidas 110 imagens, das quais 10 estão neste trabalho, compondo um roteiro visual do maior festejo popular da região.

PALAVRAS-CHAVE: Longa exposição, fotojornalismo, reportagem fotográfica, ensino de fotojornalismo, São João.

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exposição - curadoria

Tecer Caminhos: Nó de Encontro

Beatriz Guimarães Duarte

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal

RESUMO

A exposição “Tecer caminhos: nó de encontro” exibe uma coleção de fotografias registradas durante caminhadas fotográficas realizadas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, com ênfase na Feira Central e no Jardim Botânico, respectivamente. Essas imagens capturam as dinâmicas de movimento e as interações entre seres humanos e elementos da natureza, como flores, frutos e fungos, que atravessaram o caminho de um grupo diversificado de fotógrafos profissionais, estudantes e outros membros da comunidade acadêmica. A exposição convida o público a refletir sobre e se envolver com as histórias de movimento, conexão e complexidade que estão presentes nas tramas da vida natural e do cotidiano urbano.

PALAVRAS-CHAVE: Exposição Fotográfica; Caminhada Fotográfica; Encontro; Tramas da vida.

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Expediente

Comitê científico 2023:

Agda Patrícia Pontes de Aquino (UEPB/UFPB)

Daniel Rodrigo Meirinho de Souza (UFRN)

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega (UFPB)

Helton Luis Paulino da Costa (UFCG)

Ian Costa Cavalcanti (UFCG)

Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle (UFPB)

Paulo Matias de Figueiredo Júnior (UFCG)

Rostand de Albuquerque Melo (UEPB)

Corpo editorial:
Agda Patrícia Pontes de Aquino (UEPB/UFPB)
Cristianne Patrícia Melo Amorim (UFCG)
Fabiano Raposo Costa (PPGEM-UFRN/CESREI)
Paulo Matias de Figueiredo Júnior (UFCG)
Rostand de Albuquerque Melo (UEPB)
Sóstenes Carneiro Lopes (UFCG)

Periodicidade da publicação: Anual

GPDF
Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia.

Endereço: Rua Aprígio Veloso, 822, Bloco da UAAMI-Centro de Humanidades – Bairro Universitário – Campina Grande-PB, CEP 58429-900.

Normas para publicação: Clique aqui
Edições anteriores: 2019, 2020 , 2021 e 2022