Grão Fino: Semana de Fotografia

V Grão Fino: Semana de Fotografia

Tema: “Fotografia e meio ambiente”

De 09 a 11 de novembro de 2022 – Edição híbrida

PALESTRANTES

Nay Jinknss

Palestra de abertura –  09/Nov (19h)

Tema: “Fotografia Compartilhada com Nay Jinknss”

Oficina “Estética Racista – Do olhar extrangeiro a Militância” – 10/Nov (14h)

Nay Jinknss tem 32, é graduada em Artes Visuais e Tec. da Imagem pela Universidade da Amazônia. É artista visual, educadora social e ativista LGBTQIA+. Atualmente é mestranda em Artes Visuais pela UFPA. Documentarista há 13 anos, em suas documentações, utiliza a metodologia da fotografia compartilhada e do bem querer elaborada pelo fotógrafo e professor J.R Ripper. Como artista-pesquisadora, busca nos fazer refletir sobre as diversas Amazônias existentes, a partir e uma perspectiva decolonial. Onde se apropria de múltiplas linguagens para rever não apenas o método colonial de se construir uma imagem, mas também, discutir sobre os dispositivos/instrumentos/equipamentos que nos afastam de uma fotografia popular.

Autoria da fotografia: Nay Jinknss.

Caio Correia - Sertão Astronômico

Debate “Astrofotografia: entre ciência e arte” –  10/Nov (19h)

Professor de física na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras. Atua em projetos de extensão e ensino de astronomia. Faz astrofotos esporádicas desde 2006, quando houve o eclipse total do Sol de 29 de março visível no RN e PB. Autor de uma das fotos vencedoras do concurso Paraíba Cenário Perfeito em 2010 realizado pela TV Cabo Branco. Em 2020 intensificou os registros astronômicos, publicando regularmente astrofotografias de paisagem, planetas, nebulosas e até galáxias no perfil “Sertão Astronômico” no Instagram, informando os detalhes e equipamentos de captura e processamento das imagens.

Autoria da fotografia: Marina Goldfarb

Marcelo Zurita - APA

Debate “Astrofotografia: entre ciência e arte” –  10/Nov (19h)

Oficina “Astrofotografia” – 10/Nov (14h)

Presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA). É astrofotografo desde 2011, foi coordenador do Grupo de Estudos em Astrofotografia do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB, onde ajudou a idealizar o Encontro Paraibano de Astrofotografia, realizado anualmente desde 2013 em Maturéia, no Sertão da Paraíba.

Em 2012, foi 8º colocado no Concurso Fotográfico Paraíba dos Seus Olhos, com a foto ‘Céu Estrelado sobre a Pedra da Boca’. Em 2015, conquistou o 3º lugar geral no II Concurso Nacional de Astrofotografia, com a imagem intitulada ‘Trilha de Estrelas e Relâmpagos Sobre João Pessoa’, e o 2º colocado na sua categoria, ‘câmera sem telescópio’. Em 2016, também foi vencedor do primeiro lugar na categoria ‘Astronomia’ no ‘III Concurso de Imagens em Ciências da Vida’ promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com a imagem da Galáxia de Andrômeda, feita em setembro de 2016, durante o 4°Encontro Paraibano de Astrofotografia (IV EPA!).

Autoria da fotografia: Marcelo Zurita.

Mirelly Maciel

Debate “Astrofotografia: entre ciência e arte” –  10/Nov (19h)

Mirelly se dedica à prática da astrofotografia desde 2014, buscando divulgar o registro do céu pelo olhar da arte, através da observação dos astros e capturas de eventos astronômicos. É professora historiadora, motivada pelo interesse em astronomia. Possui Graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2016) e mestrado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (2019). 

Autoria da fotografia: Mirelly Maciel

Camila Brasil

Debate ON-LINE “Ativismo ambiental na fotografia ” –  11/Nov (19h)

Oceanógrafa, Professora Adjunta do Departamento de Oceanografia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tenho grau de Doutorado e Mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo na área de monitoramento, mapeamento e conservação, sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicado ao ambiente marinho e costeiro, principalmente em recifes de coral, e na obtenção e tratamento de dados de campo. Possui experiência em expedições Reef Check Brasil na APA Costa dos Corais (PE/AL), PARNAMAR Fernando de Noronha, PARNAMAR Abrolhos, entre outras.

Autoria da fotografia: Marx Lima

Isis Medeiros

Debate ON-LINE “Ativismo ambiental na fotografia ” –  11/Nov (19h)

Isis Medeiros é formada em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG). Se tornou fotógrafa popular a partir dos seus projetos documentais junto aos movimentos sociais, desenvolvendo especialmente um trabalho de denúncia da negligência e o descaso do Estado Brasileiro e das mineradoras. Seu trabalho é voltado também à luta e empoderamento das mulheres, denunciando as violências do Estado e as violações de direitos humanos. Desenvolve desde 2015 um extenso trabalho que documenta regiões atingidas por grandes empreendimentos minerários e retrata comunidades e populações ameaçadas por barragens, especialmente após crimes ocorridos no Brasil nas cidades de Mariana(2015) e Brumadinho(2019). É uma das fundadoras de ‘Fotografia pela Democracia’, grupo nacional da fotografia que luta em defesa da democracia e dos direitos humanos no Brasil.

Seus trabalhos já circularam em inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil; além de países como EUA, Canadá, França, Portugal e Espanha. Seus trabalhos já foram veiculados em jornais como Folha de São Paulo, The Intercept, BBC, Huffpost, O Globo, Brasil de Fato, Jornalistas Livres e Revista Cláudia. Publicou curta documentários pela National Geografic, Mongabay e Greenpeace. É uma integrantes do projeto ‘Testemunha Ocular’, iniciativa do Instituto Moreira Salles de valorização do fotojornalismo brasileiro e sua última publicação foi o livro ‘15:30’ que documenta ao longo de 5 anos as consequências do maior crime socioambiental envolvendo mineração no mundo.

Autoria da fotografia: Mário Lucas

João Pedro Santos - Cores da Caatinga

Debate ON-LINE “Ativismo ambiental na fotografia ” –  11/Nov (19h)

Mestrando em zoologia (UFPB). Desenvolve um trabalho de divulgação de fotografias autorais sobre a fauna da caatinga no perfil Cores da Caatinga no Instagram.

Autoria da fotografia: 

OFICINAS

Daniel Meirinho

Oficina ON-LINE “Fotografia Negra Brasileira: Desequilíbrios de presenças e resistências visuais contemporâneas ” –  11/Nov (14h)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), com intercâmbio acadêmico na Goldsmiths College (University of London) e na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Mestre em Comunicação e Artes pela mesma universidade (FCSH/UNL). Desenvolve Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ) com uma pesquisa sobre representação e resistência na produção artística contemporânea negra brasileira e sul-africana. Atualmente é Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É líder do Grupo de Pesquisa VISU – Laboratório de Práticas e Poéticas Visuais e participa como pesquisador dos grupos “Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas (TRAMA – UERJ) e Pragmática da Comunicação e Mídia (Pragma – UFRN). Desenvolve pesquisas na área das artes visuais, fotografia, decolonialidade, arte afro-brasileira contemporânea e cultura visual. Possui trabalhos em metodologias participativas visuais e Photovoice. É coordenador do projeto de pesquisa Olhos Negros: Visibilidades e alteridades na fotografia negra contemporânea brasileira (UFRN).

Autoria da fotografia: Daniel Meirinho.

Marcos Vinícius Cacho

Oficina “Luz e sombra: uma introdução técnica da iluminação para fotografia” –  09 a 11/Nov (14h)

É fotógrafo desde de 2012, tendo nesta jornada desenvolvido atividades em diversas áreas do campo da imagem, com ênfase em retratos, documental, fotografia de produto, trabalhos artísticos e autorais, além de direção de fotografia para audiovisual. Graduando em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande, desenvolve no segmento acadêmico um extenso estudo sobre as questões técnicas da luz aplicadas à fotografia (estática e em movimento) para além da sua execução, passando por questões como a mentalidade, o ensino e os meios de democratização das produções.

Autoria da fotografia: Jonas Tadeu

Tatiana Ponce de Leon

Oficina “Foco na botânica: desvendando o mundo das plantas através da mobgrafia” –  09 e 10/Nov (14h)

Bióloga, Mestre em Zoologia (UFPB) e apaixonada pela área da fotografia de natureza. Atualmente, é coordenadora do Foco na Botânica (UEPB/Campus V), projeto que une a arte da fotografia de celular aos conhecimentos acerca da botânica, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interessante, além de desenvolver o olhar fotográfico e artístico do público-alvo.

Autoria da fotografia: