Debate de abertura – 01 de outubro (19h)
Tema: “Arquivo, memória e arte”
Oficina “Afrobulações: poéticas de (re)(de)composição de fotografias coloniais por meio de colagens”- 01 de outubro (14h)
Marina Feldhues é artista visual, professora e doutora em Comunicação pela UFPE. Organizou o grupo de estudos Narrativas Anticoloniais, entre 2019 e 2024. É Autora dos livros: Catálogo (2019), Fotolivros: (in)definições, histórias, experiências e processos de produção (2021), do livro de entrevistas com artistas E Se? (2023), e dos livros de artista Minha Foto Preferida (2022) e Viagem ao Brasil 1865-1866: a desordem da carne (2023). Em 2024, foi vencedora do prêmio aquisição do 13º Diário Contemporâneo de Fotografia de Belém – PA com a série de fotocolagens A desordem da Carne (2023). Em 2023 foi vencedora do POY-LATAM na categoria Ressignificar Arquivos e recebeu menção honrosa no BIFA (Budapest International Foto Awards) (2023) na categoria Fine-Art Collage e no Student World Impact Film Festival (2023). Além do debate presencial vai ministrar uma oficina na Grão Fino.
Autoria da fotografia: Marina Feldhues (autorretrato).
Debate de abertura – 01 de outubro (19h)
Tema: “Arquivo, memória e arte”
Oficina “Curadoria em foco”- 01 de outubro (14h)
Robson Xavier da Costa. Artista Visual, Curador Independente, Arte/Educador e Arteterapeuta. Docente do Departamento de Artes Visuais da UFPB e do PPPGAV UFPB-UFPE. Pós-Doc em Estética e História da Arte (MAC USP). Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFRN) e Universidade do Minho – Portugal). Mestre em História (PPGH UFPB). Especialista em Educação Especial (CE UFPB). Com formação em Arteterapia (Clinica Pomar RJ). Licenciado em Ed. Artística – Artes Plásticas (UFPB). Membro da AICA, ABCA e ANPAP. Além do debate presencial vai ministrar uma oficina na Grão Fino.
Autoria da fotografia: Robson Xavier (autorretrato).
Debate – 02 de outubro (19h)
Tema: “Artes visuais e curadoria”
Oficina “Narrativas visuais na fotografia” – 02 e 03 de outubro (14h)
Carol Lopes é pesquisadora e editora especialista em Imagem Digital residente e natural de Recife PE, com formação acadêmica e uma vasta experiência no campo da fotografia e arte. Ela possui uma Graduação em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande, concluída em 2006, e uma Pós-Graduação em Fotografia pelo Centro Universitário Senac-SP. Durante sete anos, fez parte do coletivo fotográfico Cia de Foto, onde desenvolveu projetos autorais e foi responsável pela concepção do tratamento de imagens, edição e organização do acervo digital. Nesse período, também participou de projetos publicitários e o coletivo foi representado pela Galeria de Arte Vermelho. A experiência de Carol no coletivo Cia de Foto serviu como base sólida para sua ocupação atual, que envolve o acompanhamento e orientação de projetos de artistas e fotógrafos, tanto individualmente como em grupo. Atuou como gestora da equipe de Curadoria do Instituto Inhotim entre 2020 e 2022 onde colaborou com a pesquisa e programação do Instituto nesse período. Atualmente, ela está envolvida em projetos de orientação de edição junto aos fotógrafos Rafael Vilela, Isis Medeiros e Victor Moryama e os artistas Beto Silva e Bruno Faria. Está também colaborando na concepção do livro de 15 anos do escritório de arquitetura Metro Arquitetos. Ao longo de sua carreira, Carol teve a oportunidade de trabalhar com renomados nomes da fotografia e arte contemporânea, incluindo Claudia Jaguaribe, Rosangela Reno, Lucia Koch, Bruno Faria e Ana Lira. Além do debate presencial vai ministrar uma oficina na Grão Fino.
Autoria da fotografia: Carol Lopes (autorretrato).
Debate – 02 de outubro (19h)
Tema: “Artes visuais e curadoria”
Fotógrafo, professor e pesquisador de Comunicação na UFPE. Mestre (2000) e doutor (2006) pela Universidade Federal da Bahia, e pós-doutor (2011), pela Universidade Pompeu Fabra, Barcelona. Atua em projetos editoriais e curatoriais além de coordenar grupo de pesquisas na área de fotografia, com especial interesse na imagem documental. Nos últimos anos tem pesquisado a relação entre memória e fotografias familiares no sertão de Pernambuco.
Autoria da fotografia: Vitor Jordão.
Debate – 02 de outubro (19h)
Tema: “Artes visuais e curadoria”
Egresso do Percurso de Fotografia da Escola Porto Iracema das Artes, realizou Assistência de Produção no Brasil das exposições Mind Games (2018), do fotógrafo Roger Ballen e Orixás, de Pierre Verger. Assinou como co-curador as exposições Olhar sobre o Sensível (2021) e Mulheres Plurais (2021) no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Realizou Coordenação de Produção da exposição Estranhamento, de Boris Kossoy em 2022. Em 2023, realiza a curadoria da exposição Chico Albuquerque Revelado. No Museu da Fotografia Fortaleza, atua como coordenador geral de ações culturais, trabalhando em conjunto com as equipes de educação e acervo para desenvolver propostas expositivas voltadas ao projeto Museu Itinerante.
Autoria da fotografia: Tamiris Soares
Debate – 03 de outubro (19h)
Tema: “Fotografia em arte e mídia: 25 anos do curso da UFCG”
Oficina: “Somos a imagem da nossa natureza morta: reflexões sobre o humano no centro da tel(RR)a.
Diretor de Arte e Mídia graduado pela UFCG (2009) com interesse na realização de produtos audiovisuais e multimídia. Com oito anos de experiência em produções da região Nordeste, já trabalhou em longa, média e curta-metragem para cinema e televisão, e em VT e Institucional para publicidade, exercendo sobretudo a função de assistente de direção. Mantendo o objetivo de aprimorar a sua interlocução com os demais membros da equipe de filmagem, procurou em sua carreira conhecer e trabalhar também nas áreas de produção (Rede Globo, Copa do Mundo 2010), roteiro, atuação, câmera, fotografia, iluminação, arte, composição de trilha sonora e edição e finalização de imagem e som. Presta serviços de elaboração de vídeos institucionais para clientes de grande, médio e pequeno porte, como Rede Globo Nordeste, Le Fil Comunicações e a grife Sparkle.
Autoria da fotografia: *não informado
Debate – 03 de outubro (19h)
Tema: “Fotografia em arte e mídia: 25 anos do curso da UFCG“
Nayane Queiroz, 32 anos, formada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2017, dentro do curso participou de vários curtas metragens e em 2011 começou a fotografar esportes off-road como assessora de imprensa da Equipe Parahybaja (projeto locado dentro do curso de Eng. Mecânica – UFCG), onde se encantou pela fotografia. Dentro da equipe Parahybaja pôde executar o seu multimídia, realizando um documentário sobre a competição Baja-SAE: “Bajeiro de Formação e Coração”, documentário assistido até hoje por inúmeros participantes dos projetos em universidades de todo o Brasil. Hoje após 13 anos se dedica a fotografar pessoas, registrando e eternizando a vida de famílias, atua como fotógrafa especialista em gestantes, partos e newborn.
Autoria da fotografia:
Debate – 03 de outubro (19h)
Tema: “Fotografia em arte e mídia: 25 anos do curso da UFCG“
Leo Saraiva é graduado pela primeira turma de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande. Posteriormente, mudou-se para Curitiba, onde estudou cinema na Academia Internacional de Cinema. Durante quatro anos, envolveu-se com o movimento Lomográfico Internacional e participou de exposições coletivas de fotografia analógica experimental. Com mais de 15 anos de experiência em produção audiovisual e publicidade, Leo atuou em longas e curta-metragens, além de colaborar em campanhas publicitárias premiadas nacionalmente. Atualmente, dedica-se à fotografia como hobby, com um foco especial em fotografia de rua, documental e experimental.
Autoria da fotografia: Léo Saraiva (autorretrato)
Debate – 03 de outubro (19h)
Oficina “Tratamento de Imagem e ColorGrading Cinematico” – 03 de outubro (9h às 12h e 14h às 17h)
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (1997) e Especialista em Cinema e Produção Audiovisual pela UNICORP Faculdades (2022).Tem experiência nas áreas de Fotografia Publicitária, Direção de Arte, Internet e Mídia e Ilustração atuando nos Mercados da Paraíba e Pernambuco(1993 a 2006). Leciona no ensino superior desde 2001, atuando em Instituições Privadas e Públicas nas áreas de Novas tecnologias, Fotografia e Direção de Arte e atualmente é professor T-20 da graduação em Arte e Mídia da UFCG (2009). Mantém trabalho autoral de fotografia Fine Art para Banco de Imagem e Ilustração do tipo Grafismo Brasileiro, hibridização entre arte gráfica e recorte da arte indígena brasileira tendo como suporte a pele humana ( tatuagem).
Autoria da fotografia:
Debate – 03 de outubro (19h)
Oficina “Tratamento de Imagem e ColorGrading Cinematico” – 03 de outubro (9h às 12h e 14h às 17h)
Professora de História, Filosofia e Artes, com graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2016) e mestrado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Pós Graduação em andamento em História da Arte, possui foco nas respectivas áreas de de História do Medievo, História Contemporânea, História e cinema, e Abordagens Filosóficas, Históricas e Fenomenológicas das Religiões.
Autoria da fotografia: