Anais da Grão Fino: Semana de Fotografia
Ano VI – Número 1 – Dezembro de 2024
ISSN 2675-8989
Apresentação
Em 2024 a Grão Fino Semana de Fotografia chegou à sua sétima edição. Com o tema “Contando Histórias, Colecionando Memórias”, o evento agrupou pesquisadores e pesquisadoras, autores e autoras, fotógrafos e fotógrafas, além de alunos e alunas interessados no universo da fotografia. Entre os dias 1 e 3 de outubro foram promovidas palestras, mesas e oficinas versando sobre o tema principal e assuntos emergentes do campo.
Paralelamente às atividades presenciais mencionadas, 50 autores e autoras de oito instituições diferente do país apresentaram 19 artigos e relatos de experiência, previamente aprovados, nos nossos Grupos de Trabalho. Com debates frutíferos e encontro de ideias convergentes, reconhecemos a escolha acertada de manter essa parte do evento sendo realizada de maneira remota. No GT1, sobre Fotografia Documental, tivemos oito textos discutidos com a mediação dos professores Daniel Meirinho (UFRN) e Helton Paulino (UFCG). O GT2, que aborda a Fotografia Contemporânea, seis artigos foram discutidos, com a mediação do professor Paulo Matias (UFCG). O GT3, que enfatiza a Fotografia e a Educação, teve cinco trabalhos debatidos, com a mediação da professora Agda Aquino (UEPB/UFPB).
Outros dois textos fazem parte dos anais da VII Grão Fino: de um artigo inédito do autor francês e pesquisador da fotografia, Marc Lenot, com texto originário da palestra de abertura da Grão Fino tendo como tema a Fotografia Contemporânea; e a apresentação da curadoria da exposição fotográfica Atemporal, uma mostra competitiva coletiva composta por 25 fotografias. Todas as imagens foram produzidas durante a Caminhada Fotográfica promovida pela Grão Fino, realizada em 24 de agosto de 2024 de modo simultâneo nas cidades de João Pessoa e Campina Grande e com curadoria do professor Robson Xavier (UFPB). Entendemos, então, que os anais deste ano formam um conjunto uníssono de artigos acadêmicos e relatos de experiência que materializam alguns dos nossos principais objetivos com a Grão Fino Semana de Fotografia: promover uma práxis fotográfica através da cultura, da experimentação, da capacitação, da inovação e da reflexão.
A “VI Grão Fino – Semana de Fotografia” é um evento acadêmico realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, de abrangência nacional, organizado pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), em parceria com os cursos de graduação em Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de graduação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A realização do evento possui o apoio do projeto de extensão Coletivo F8: Site de Fotojornalismo, da Pró-Reitoria de extensão da UEPB, da Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da UEPB e da Mega Álbum Encadernações Fotográficas.
Confira a seguir os textos desta edição:
Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia - GPDF
GT 1 - Fotografia documental
A Fotografia de Capoeira como Arte Documental Decolonial
Maria Eduarda Ramos Cavalcanti Rosa
Júlia Santos da Silva
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
RESUMO
Esse trabalho discute a pertinência da fotografia de capoeira como arte documental decolonial, compreendendo a arte fotográfica para além do registro. As autoras ressaltam a importância dos aspectos estéticos para a consolidação da memória de práticas e rituais afrodescendentes que sofreram um apagamento e embranquecimento por uma visão eurocêntrica e opressora dos colonizadores. O artigo tem como base metodológica o olhar educomunicativo de Freire (1981), que entende a experiência a partir da vida cotidiana e da troca de saberes, e o vínculo documental defendido por Kons (2021), como parâmetro para manter as raízes da ancestralidade de um povo preservada, trazendo o protagonismo à comunidade preta.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia documental; Capoeira; Decolonial.
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“Cabeça de Negro”: Uma experiência de produção de imagens pós-indiciais de sujeitos escravizados descritos em jornais do século XIX
Carolina Dantas de Figueiredo
Felipe Araújo da Silva
Ikaro Weslley Silva de Sousa
Ivan da Costa Alecrim Neto
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
RESUMO
A falta de registros visuais de pessoas negras escravizadas no século XIX reflete tanto limitações técnicas quanto um apagamento histórico desses sujeitos. Partindo de tal percepção, utilizando anúncios de jornais do século XIX estudados por Freyre, coletamos dados para a criação de imagens pós-indiciais através de inteligência artificial (IA) de pessoas escravizadas. O presente artigo faz parte do projeto de pesquisa/ PIBIC “Revelando Faces Esquecidas”. Aqui realizou-se um experimento para retratar Manoel, um homem adulto, utilizando-se a plataforma Leonardo.AI.
PALAVRAS-CHAVE: escravidão; fotografia; inteligência artificial; imagem pós-indicial.
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“Diante da dor dos outros”: Narrativas do fotojornalismo de guerra sob o olhar de Susan Sontag
Iuri Brito Santos
Ruan César Correia Coelho
Adriana Camargo Pereira
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
RESUMO
O presente trabalho pretende analisar as ideias de Susan Sontag sobre a representação da dor e do sofrimento nas imagens de guerra e discutir como essas ideias se aplicam ao fotojornalismo contemporâneo, O objeto principal será a forma como o fotojornalismo vem retratando imagens de sofrimento desde de sua origem até a contemporaneidade trazendo como ponto principal o conflito entre a Palestina e o estado de Israel. O método utilizado para este fim é um estudo documental da obra de Sontag, bem como um estudo de vários autores que tratam de questões históricas do fotojornalismo e de imagens de violência nos grandes meios de comunicação. Não há uma busca por uma resposta única a respeito do tema, mas o intuito desse artigo é causar uma indagação sobre o compartilhamento de imagens de guerra e como elas atuam no imaginário da sociedade no decorrer dos séculos.
PALAVRAS-CHAVE: fotojornalismo; guerra; sofrimento; iconografia;
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Ensaio Fotográfico: Uma Forma de Construir Histórias e Preservar Memória
João Paulo Paiva de Lima
Rostand Albuquerque Melo
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
RESUMO
O presente relato apresenta a experiência acerca do ensaio fotográfico realizado com a jovem Mª. Vitória, que toma um significado diferente após uma tragédia. Abordando reflexões sobre a importância da fotografia na preservação da memória, o papel do retrato no fotodocumentarismo e quais são os desafios de trabalhar com a materialização de um tempo que passou, enfatizando “a necessidade profundamente visceral e humana de guardar as suas histórias e memórias” (Fugisse, 2018). O presente relato é uma forma refletir que a fotografia não se resume ao instante da captação da imagem, mas pode cumprir ao papel social de preservação da memória.
PALAVRAS-CHAVE: memória; fotografia documental; retrato; ensaio fotográfico.
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Fotografia e Música: Um relato do processo criativo na produção do fotolivro Sons da Memória
Bruna Sílvia Nascimento Silva
Julianna Nascimento Torezani
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
RESUMO
Este trabalho visa apresentar um panorama das etapas de produção do fotolivro Sons da Memória, cuja iniciativa visa mostrar como se dá a percepção dos sons presentes em nosso cotidiano, agindo de forma direta na construção de memórias e lembranças. Para desenvolver este projeto, temos como base teórica autores e autoras sobre escuta musical (Janotti, 2020), sons (Schafer, 1977), fotografia (Kossoy, 2002), memória (Silva Junior, 2022) e fotolivro (Forléo, 2022). Como resultado, através de etapas e planejamentos, obtemos um fotolivro que busca conectar o som à imagem, evocando sensações e lembranças de diversos momentos por meio das fotografias.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia; música; memória; lembrança; fotolivro.
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Memórias em Imagens: o reels como ferramenta de registro histórico e divulgação da UEPB/Campus V
Tatiana Ponce de Leon Amorim
Juliana Ferreira Marques
Fabio Rodrigues do Nascimento
Eduardo Romero da Silva Bizerra
João Vitor de Moura Moreira
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
RESUMO
A fotografia desempenha um papel fundamental na preservação da memória individual e coletiva, e a popularização das plataformas sociodigitais fortalece esse processo. Considerando o acervo fotográfico de 18 anos do Campus V da UEPB, desde sua fundação em 2006 até 2024, este estudo foi idealizado com o objetivo de avaliar como a edição de imagens em formato de reels pode contribuir para a preservação da memória e a divulgação do Campus V da UEPB. Trata-se de um estudo de caso descritivo, que analisa o desempenho do reels produzido a partir das fotografias do acervo e veiculado no Instagram do projeto “Biologia sem Fronteiras”. O vídeo foi avaliado por métricas de engajamento entre 28 de agosto e 13 de setembro de 2024, atingindo mais de 8 mil visualizações, consolidando-se como uma ferramenta eficaz de divulgação e registro histórico do Campus V.
PALAVRAS-CHAVE: divulgação; engajamento; fotografia; Instagram; registro; trajetória.
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Modernidade urbana em imagens: O processo de verticalização urbana em Campina Grande/PB a partir de registros fotográficos (1960-2010)
Felipe Cardoso de Souza
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
RESUMO
O presente artigo apresenta o processo de verticalização urbana movido em Campina Grande/PB entre 1960 e 2010 a partir do uso de fotografias enquanto documentos visuais. A partir deste contexto, a verticalização urbana movida sobre a cidade começa a ganhar forma a partir da construção dos edifícios “O Rique”, “O Palomo” e “O Lucas”, processo que acompanhava a tendência de verticalização dos grandes centros urbanos brasileiros, especialmente no Rio de Janeiro/RJ e em São Paulo/SP. Portanto, a partir da análise das imagens produzidas sobre este processo pretendemos explorar como esta transformação urbana não foi apenas física, mas também simbólica, inserindo a cidade no imaginário de progresso.
PALAVRAS-CHAVE: Verticalização urbana; modernidade; fotografia; Campina Grande.
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Um Olhar para o Vale do Silício: a fotografia documental de Mary Beth Meehan na utopia californiana
Leonardo Alcântara
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
RESUMO
Este artigo pretende analisar o trabalho da fotógrafa e escritora Mary Beth Meehan, e como a estética documental de suas imagens, que partem da realidade das pessoas que vivem e trabalham no Vale do Silício, nos Estados Unidos, para compor uma série de relatos e testemunhos, e retratar as condições sociais, econômicas, raciais e territoriais. Assim, a fotografia documental de Meehan constrói um retrato realista das condições humanas no Vale do Silício, desmistificando essa região envolta em mitos de empreendedorismo, igualdade de oportunidades, progresso tecnológico e livre iniciativa individual.
PALAVRAS-CHAVE: Vale do Silício; tecnologia; fotografia documental; Big Tech.
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GT 2 - Fotografia CONTEMPORÂNEA
A Contribuição da Direção de Fotografia para a Narrativa em Anjos Caídos e Amor à Flor da Pele
Amanda Macêdo de Moraes Guirra
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
RESUMO
Este artigo tem como objetivo investigar a utilização de diferentes técnicas relacionadas a direção de fotografia em Anjos Caídos (1995) e Amor à Flor da Pele (2000), roteirizados e dirigidos por Wong Kar-Wai, e de que forma estes elementos influenciam na narrativa dos filmes. Trazemos como base teórica para a investigação autores e autoras que abordam a análise fílmica (Vanoye e Goliot-Lété, 2009); as técnicas e a linguagem cinematográfica (Mascelli, 2010; Bordwell e Thompson, 2013; Carreiro, 2021), e, a imagem cinematográfica (Scansani, 2019; 2020). Ao fim da análise podemos observar como técnicas fotográficas podem se adequar a propostas diferentes, contribuindo para o entendimento da narrativa de um filme e para a sua atmosfera.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema; Direção de Fotografia; Análise Fílmica; Wong Kar-Wai; Anjos Caídos; Amor à Flor da Pele.
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A Fotografia e a Perpetuidade da Arte: Das Fotonovelas aos Retratos Contemporâneos de Brian Baldrati
Emilly Nahana Milanez dos Santos
Paulo Matias de Figueiredo Júnior
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
RESUMO
Abordamos a perenidade da Arte ao longo dos séculos no contexto de uma pesquisa que trabalhou com a observação do uso de referências precedentes, neste caso, as fotonovelas, e como elas refletem no fazer artístico contemporâneo. Para tal estudo, utilizamos fotografias aplicadas à arte sequencial como base para analisar qualitativamente as construções estético-narrativas de quatro obras, situadas em contextos espaço-temporais distintos. Objetivando a investigação sobre como gêneros anteriores influenciam criações artísticas da contemporaneidade, focamos em duas fotonovelas brasileiras dos anos 1970 e duas obras atuais do Projeto Retratos Desconhecidos, capitaneado pelo fotógrafo paranaense Brian Baldrati. Esta pesquisa comparativa revela a proximidade entre as estruturas dos objetos de estudo, reafirmando as apropriações estéticas e narrativas, conceito vital para destacar o poder intemporal da Arte.
PALAVRAS-CHAVE: arte sequencial; fotografia; contemporaneidade; fotonovela; Brian Baldrati.
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Autorretrato e amamentação: por um novo repertório visual contemporâneo
Elisa Elsie Costa Batista da Silva Beserra
Josimey Costa da Silva
Maria Angela Pavan
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
RESUMO
As fotografias das obras “Você está morta” e “O leite do fim” conduzem a escrita ao revelarem novas representações visuais artísticas sobre a amamentação na contemporaneidade a partir de autorretratos. Três fotografias de cada ensaio foram escolhidas por suas conexões visuais com a produção de leite pelo corpo humano. As obras produzidas por artistas visuais, mães, visibilizam uma ação reservada ao espaço íntimo e tensionam o regime de representação dominante sobre o aleitamento materno, possibilitando a negociação de construção para um novo repertório visual. Autoetnografia e etnografia são reconhecidas como metodologia científica e servem de instrumentos metodológicos para a pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia contemporânea; feminismos; autorretrato; artes visuais; amamentação; autoetnografia.
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Fotografia sensorial: Imaginação, memória e o inesperado
Cristianne Patrícia Melo Amorim
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
RESUMO
Aliu Baio, 29 anos, natural da Guiné-Bissau, fotógrafo, baterista e pessoa com cegueira. Suas imagens – como ele próprio define – são fotografias sonoras, resultado da combinação entre imaginação, memória e o inesperado. Neste artigo, suas criações são também entendidas como sensoriais, imaginativas, perceptivas e rememorativas. Ao pensar sua prática somos convidados a expandir a compreensão sobre o ver e interrogar o oculocentrismo predominante. Sua obra nos coloca em um jogo entre o visível e o invisível, bem como reflete as ausências de inclusão e acessibilidade. Além dessa análise, o presente estudo apresenta um relato de experiência acerca de uma vivência fotográfica em Parede, cidade portuguesa e atual residência de Baio.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia contemporânea; feminismos; autorretrato; artes visuais; amamentação; autoetnografia.fotografia sensorial; percepção; memória; inclusão PCDvisual.
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Obé: Os Rastros da Faca como Analogia da Fala de um Corpo Indigente
Judson Bezerra de Andrade
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
RESUMO
Este artigo aborda a relação das facas nas criações artísticas do autor, nele são apresentadas as obras que compõem o Experimento Obé (2021 -2023), série criada a partir de experimentações fotográficas e visuais que envolvem a faca como símbolo de proteção, expressão e principalmente fala. O caminho é traçado a partir a autoetnografia iniciando no contexto da pesquisa até as obras relacionadas, encerrando com a elucidação da relação entre fala, faca e identidade.
PALAVRAS-CHAVE: aparição; fotoperformace; autoetnografia.
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Vivendo em Silêncio: A Mulher Revolucionária na Fotografia de Kudzanai Chiurai
Felipe Messias
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
RESUMO
Este trabalho procura discutir, de maneira breve, como a resistência e a violência racial são tematizadas a partir do trabalho do artista zimbabuense Kudzanai Chiurai. A partir do diálogo com autoras negras, busca enunciar alguns elementos centrais que nos convocam a repensar as representações estereotípicas e imagens de controle de mulheres negras, bem como as formas de produzir contrarrepresentações que neguem os papéis hegemônicos da mulheridade, especialmente a negra. Toma-se como ponto de partida a forma como a fotografia erige um modo de ver bastante peculiar, transformando profundamente a nossa sociedade. Em seguida, apresenta as perspectivas de algumas mulheres negras a respeito do gênero, bem como uma breve crítica a perspectivas não racializadas sobre o tema. Por fim, os trabalhos de Chiurai são analisados, tendo como base as perspectivas teóricas tanto das autoras presentes na primeira sessão quanto de outras, que dialogam mais diretamente com o objeto de análise deste trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia; contrarrepresentação; fabulação crítica; Kudzanai Chiurai; pensamento feminista negro.
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GT 3 - Fotografia E EDUCAÇÃO
Aulas de fotografia com o celular para idosos: um relato a partir do Projeto Artes Visuais & Inclusão
Ana Cláudia Araújo do Nascimento
Lucas Henrique Alvino Cordeiro
Thierry de Lima Queiroz Marques
Laura Isabel Medeiros de Faria
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
RESUMO
Este relato de experiência trata sobre o Grupo de Trabalho (GT) do Projeto Artes Visuais & Inclusão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em relação às aulas acerca de fotografia com o celular para idosos do Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE/UFPB). O texto desenvolve-se a partir da metodologia da pesquisa intervenção, da afetividade e da inclusão. Com isso, o relato das aulas que estão em andamento neste ano de 2024 dialogam com as ferramentas básicas da câmera do celular e com os elementos fotográficos a fim da promoção do olhar fotográfico e artístico de cada participante. Assim, o projeto utiliza a arte de ponto para a inclusão digital deste grupo de idosos e vem percebendo o constante amadurecimento nas suas fotografias.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; celular; artes visuais; grupos de trabalho; idosos.
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Experiências Pedagógicas na Primeira Monitoria de Fotojornalismo da UFPB
Agda Aquino
Carolina Azevedo Borges
Débora de Freitas
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
RESUMO
A primeira monitoria de fotojornalismo da UFPB durante o ano de 2024, proporcionou aprendizados técnicos, práticos e éticos aos alunos, apesar das dificuldades enfrentadas. Neste relato, contamos desde o primeiro encontro com a turma na recepção dos feras a atividades fora da universidade. Destrinchamos o modo de aplicação das atividades práticas de incentivo a criatividade fotográfica realizadas com as técnicas Splash, Panning e Light Painting, trazendo suas histórias e mostrando o papel da monitoria no auxílio pedagógico para o ensino do fotojornalismo.
PALAVRAS-CHAVE: monitoria: fotojornalismo; técnicas fotográficas; práticas pedagógicas.
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“Fotografia em Cena”: A prática fotográfica no ambiente escolar como ferramenta de aprendizagem e transformação social
Gabriela Nascimento Oliveira
Mariana Martins Almeida
Rosiene Aguiar-Santos
Adriana Camargo Pereira
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
RESUMO
Este artigo apresenta uma análise da oficina “Fotografia em Cena”, realizada no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), em Vitória da Conquista, Bahia, entre abril e agosto de 2024. A oficina, voltada para alunos de 15 a 18 anos, visa explorar a fotografia como ferramenta pedagógica para aprimorar a criatividade, o senso crítico e a capacidade de interpretação dos estudantes. O projeto incluiu sessões práticas sobre configuração de câmeras e coberturas fotográficas com temas específicos, além da criação de um perfil no Instagram para divulgação das imagens. A avaliação do impacto da oficina foi realizada por meio de um questionário aplicado aos participantes, revelando contribuições significativas para a formação acadêmica e pessoal dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia; educação; criatividade; senso crítico; prática pedagógica; Instagram.
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Fotografia e semiótica: percursos metodológicos para análise de imagens
João Pedrosa Wanderley Neto
Empresa Paraibana de Comunicação – EPC
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para análises semióticas de imagens fotográficas a partir dos conceitos de primeiridade, secundidade e terceiridade desenvolvidos por Charles Sanders Peirce (1999). Para tal, são apresentadas as compreensões de Philippe Dubois (1994) e Walter Benjamin (1955) acerca da fotografia, assim como os fundamentos e conceitos da semiótica peirciana dentre os quais destacam-se a fenomenologia, a tríade semiótica (representamen, objeto e interpretante) e a classificação dos signos a partir dos processos de significação, objetivação e interpretação. Por fim, com base nos conceitos abordados, foi apresentado um exemplo de análise semiótica de fotografia publicada no portal da Revista Veja.
PALAVRAS-CHAVE: análise de imagem; fotojornalismo; metodologia; Peirce; semiótica.
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Fotografias da pandemia como recurso pedagógico
Julianna Nascimento Torezani
Rita Virginia Argollo
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
RESUMO
O fotojornalismo tem a função de informar sobre o que acontece no mundo. Em 2020, com a pandemia causada pelo coronavírus, o fotojornalismo teve o importante papel de mostrar o que estava acontecendo na área da saúde, bem como as cidades vazias por conta do isolamento. Este trabalho tem por objetivo analisar a partir de um viés educativo as fotografias publicadas pelo UOL Notícias e BBC News Brasil sobre o período. O traço teórico aborda os conceitos de educação de Freire (1967) e de fotografia de Sontag (2004), Sousa (2004), Fontcuberta (2012), Wanderlei (2018) e Silva Junior (2021). Trata-se de uma pesquisa documental e resulta em imagens que tentam esclarecer sobre a doença e discutir o cenário político do momento.
PALAVRAS-CHAVE: Covid-19; Educação; Fotojornalismo.
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exposição - curadoria
Atemporal
Robson Xavier
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
RESUMO
Mostra coletiva composta por 25 fotografias produzidas durante a Caminhada Fotográfica da Grão Fino, realizada em 24 de agosto de 2024 de modo simultâneo nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Com predomínio da fotografia de rua, a exposição apresenta flagrantes do cotidiano, enfatizando personagens, cenários e comportamentos que estão marcados na memória afetiva dos moradores das duas maiores cidades do estado.
PALAVRAS-CHAVE: Exposição Fotográfica; Caminhada Fotográfica; Cotidiano; Memória.
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PALESTRA - MARC LENOT
A Fotografia Experimental
Marc Lenot
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RESUMO
Este texto é resultado da palestra “Fotografia Experimental” proferida pelo Dr. Marc Lenot durante a abertura da VI Grão Fino: Semana de Fotografia, em 07 de novembro de 2023.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia Experimental; Fotografia Contemporânea; Artes Visuais.
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Expediente
Comitê científico 2024:
Agda Patrícia Pontes de Aquino (UEPB/UFPB)
Daniel Rodrigo Meirinho de Souza (UFRN)
Helton Luis Paulino da Costa (UFCG)
Nathan Nascimento Cirino (UFCG)
Paulo Matias de Figueiredo Júnior (UFCG)
Corpo editorial:
Agda Patrícia Pontes de Aquino (UEPB/UFPB)
Cristianne Patrícia Melo Amorim (UFCG)
Fabiano Raposo Costa (PPGEM-UFRN/CESREI)
Paulo Matias de Figueiredo Júnior (UFCG)
Rostand de Albuquerque Melo (UEPB)
Sóstenes Carneiro Lopes (UFCG)
Periodicidade da publicação: Anual
GPDF
Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia.
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